Postado emNotícias / Petróleo

IBAMA perde prazo para manifestação quanto ao processo da audiência pública virtual

Composição de imagens com documento Justiça Federal e EPBC.

por Redação

O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis perde prazo para manifestação, como réu, no processo de pedido de cancelamento da Audiência Pública Virtual do processo de licenciamento das atividades da ExxonMobil na foz do rio São Francisco.


Em em consulta pública (no site da Justiça Federal) aos processos movidos pelo MPF – Ministério Público Federal em Sergipe e pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco – Canoa de Tolda tendo como objeto a solicitação de cancelamento da Audiência Pública Virtual do processo de licenciamento das atividades exploratórias de petróleo na foz do São Francisco pela ExxonMobil, foi obtida a Certidão (ver abaixo) emitida pela Justiça Federal em 13 de setembro.

No documento, está declarado que o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis não apresentou manifestação como réu na ação por decurso de prazo.

Reprodução: Justiça Federal em Sergipe.

No vocabulário do direito, a expressão in albis significa em branco, ou seja, não ocorreram providências ou manifestação.

Em um processo, numa ação, a expressão é utilizada para indicar que foi decorrido o prazo para que houvesse manifestação processual: uma parte ou partes não se manifestaram, motivando o curso do processo in albis, em branco.


Leia ainda

Canoa de Tolda formaliza ação para suspender audiência pública virtual sobre atividades da ExxonMobil na foz do Velho Chico

MPF ajuíza ação para suspender audiência pública virtual sobre exploração de petróleo na foz do Velho Chico

Petróleo na foz do Velho Chico: IBAMA não atende ao MPF e convoca audiência virtual

Petróleo na foz do Velho Chico: manifesto de povos e comunidades tradicionais

Petróleo na foz do Velho Chico: MPF recomenda suspensão da audiência pública virtual

Petróleo na foz do Velho Chico: IBAMA marca audiência pública virtual

Petróleo na foz do Velho Chico: mapeando riscos e conflitos


Fontes

Justiça Federal em Sergipe