Bacia do Rio São Francisco

Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

A foz do São Francisco. Foto: Carlos E. Ribeiro/InfoSãoFrancisco

A Região Hidrográfica São Francisco ocupa 7,5% do território brasileiro, abrangendo sete estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. A precipitação média anual na RH São Francisco é muito abaixo da média nacional, apresentando frequentes situações de escassez de água. Entretanto, a RH tem importante papel na geração de energia para a região nordeste do país.

Fundamental pelo volume de água transportada para o Semiárido, a Região Hidrográfica do São Francisco abrange 521 municípios em seis estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Goiás, além do Distrito Federal. A agricultura é uma das mais importantes atividades econômicas, mas a regularização das vazões do rio São Francisco proporcionada pelos grandes
reservatórios também tem proporcionado maior segurança operacional de diversas captações para abastecimento de água.

A parte do semiárido nordestino apresenta períodos críticos de prolongadas estiagens, resultado da baixa pluviosidade e alta evapotranspiração. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação média anual na Região é de 1.003 mm, muito abaixo da média nacional, de 1.761 mm. A disponibilidade hídrica superficial é 1.886 m³/s, o que corresponde a 2,07% da disponibilidade superficial do país (91.071 m³/s). A vazão média é de 2.846 m³/s (1,58% da vazão média nacional, de 179.516 m³/s), e a vazão de retirada (demanda total), de 278 m³/s (9,8% da demanda nacional).

Com relação aos usos, há predomínio de retirada para irrigação (213,7 m³/s), que representa 77% do total de demandas na Região. A irrigação é seguida pela demanda urbana, com 31,3 m³/s (11%), concentrada principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e industrial com 19,8 m³/s (7%). A demanda animal da região é de 10,2 m³/s (4%) e a rural, de 3,7 m³/s (1%).

A Região do São Francisco tem importante papel na geração de energia elétrica, com potencial instalado, em 2013, de 10.708 MW (12% do total do País). Destacam-se as usinas de Xingó (3.162 MW), Paulo Afonso IV (2.462 MW), Luiz Gonzaga (1.479 MW) e Sobradinho (1.050 MW). O aproveitamento hidrelétrico do Rio São Francisco representa a base de suprimento de energia do Nordeste.


REGIÕES FISIOGRÁFICAS DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

A bacia hidrográfica do rio São Francisco está dividida, por questões naturais de gestão do território da mesma, em trechos vinculados às poligonais de sub-bacias, divisores de águas (com outras bacias que não a do São Francisco e suas sub-bacias. São quatro as regiões: Alto São Francisco; Médio São Francisco; Sub-médio São Francisco e Baixo São Francisco.

Os limites e cartografias apresentados são aqueles definidos pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


A região do Alto São Francisco delimita-se a montante com a cidade de Paulo Afonso, na Bahia na foz, com os municípios de Piaçabuçu, Alagoas e Brejo Grande, Sergipe.  Em sua região noroeste a poligonal da região fisiográfica inclui fragmento do território do estado de Pernambuco.

Para conhecer os municípios do Alto São Francisco, clique aqui.


A região do Médio São Francisco delimita-se a montante com a a divisa Minas Gerais/Bahia e a jusante, com a UHE Sobradinho.

Para conhecer os municípios do Médio São Francisco, clique aqui.


A região do Sub-Médio São Francisco delimita-se a montante com a UHE Sobradinho e a jusante com o complexo das UHEs Paulo Afonso I, II, III e IV.

Para conhecer os municípios do Sub-médio São Francisco, clique aqui.


A região do Baixo São Francisco delimita-se a montante com a cidade de Paulo Afonso, na Bahia e a jusante, com a foz do rio, nos municípios de Piaçabuçu, AL e Brejo Grande, SE.  Em sua região noroeste a poligonal da região fisiográfica inclui fragmento do território do estado de Pernambuco.

Para conhecer os municípios do Baixo São Francisco, clique aqui.


Obtenha mais informações sobre o Baixo São Francisco acessando aqui o conteúdo do sítio Canoa de Tolda.


Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas

CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco