Postado emNotícias / Navegações

“Encostar a canoa até o tempo passar”

A Luzitânia encostada na margem. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr/Canoa de Tolda

por InfoSãoFrancisco

Após quatro anos disponibilizando conteúdo prioritário sobre o quadro socioambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco, o InfoSãoFrancisco entende que é o momento de uma parada em bom porto, suspendendo suas atividades na expectativa de ventos e tempos mais favoráveis.


“…quando vinha o tempo brabo, com vento forte, temporal, a maroada batendo e não dava para seguir a viagem, a gente encostava a canoa na margem, arriava a bolina, abafava o pano e ficava ali quieto, debaixo do toldão…tomando um café, cozinhando…quieto, ouvindo a canoa ranger…a mareta batendo no casco…esperando o tempo passar para então seguir pela carreira…”

O relato de um dos grandes canoeiros do Baixo São Francisco apresenta, de forma objetiva, o bom senso de práticas de enfrentamento de dificuldades que, momentaneamente, não têm como ser superadas por razões inúmeras. Havendo alternativa, para não danificar a canoa e poupar sua tripulação, a solução é esperar condições adequadas para uma boa navegação.

No próximo dia 1º. de setembro, o InfoSãoFrancisco completará quatro anos de produção de conteúdos exclusivos sobre o panorama socioambiental do rio São Francisco, desde seu lançamento, talvez com características únicas, nas caatingas ribeirinhas do alto sertão alagoano do Baixo São Francisco.

Como resultado do 1ª. Oficina de Geojornalismo Cidadão do Baixo São Francisco, realizada na RPPN Mato da Onça, o InfoSãoFrancisco, um projeto estratégico da Sociedade Canoa de Tolda com o apoio do InfoAmazonia, nascia na linha de frente de um dramático quadro socioambiental, espelhando o desastroso resultado de dezenas de anos de políticas públicas e comportamento da sociedade brasileira que avalizou a rapinagem suicida de suas águas – seja pelo setor elétrico, pela transposição, pelo uso intensivo para o agronegócio – usos e ocupações temerários de seu território, impactando as vidas de gente, bichos e plantas da bacia do Velho Chico.

A canoa na margem, quieta, mas pronta, aguarda o fim do mau tempo para seguir a viagem. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./Canoa de Tolda

Uma tentativa local, regional, com perspectivas de reverberação mais ampla, nacional, de colocar em pauta o que restou do rio São Francisco, tema comprovadamente ausente da imensa maioria dos veículos de jornalismo, sejam do chamado grupo tradicional ou ainda dos ditos alternativos.

Sem financiamentos, sem patrocínios ou verbas publicitárias, funcionando unicamente através de doações, o InfoSãoFrancisco e sua pequena equipe, além da produção das matérias, tiveram, por razões de sobrevivência, que se enfronhar em sistemas e enfrentar ataques maliciosos ao site, adquirir o conhecimento para elaborar essenciais mapas e gráficos de suporte aos conteúdos, além conceder dedicação de noites ou finais de semana para manutenção do site e backups de segurança.

No entanto e infelizmente, a questão do rio São Francisco não foge à regra da “casca” que permanece resistente ao não promover o interesse de nossas sociedades e seus segmentos por todos os rios brasileiros, por todos os biomas e ecossistemas que não podem, de forma temerária, ser vistos de forma isolada ou com uma suposta hierarquia: todos os rios, todos os biomas, todos os ecossistemas, todos os mares e lagoas, bem como todos os seres carecem da mesma atenção.

Assim como os sábios e experientes canoeiros, o InfoSãoFrancisco está encostando sua canoa, suspendendo suas atividades por tempo indeterminado, à espera de tempos mais favoráveis que permitam o prosseguimento, com segurança, de sua viagem pelas complexas carreiras do difícil ambiente do jornalismo nativo e da informação.

O site permanecerá disponível no ar sem que ocorram as atualizações diárias de rotina, ficando a possibilidade de que possam ser adicionadas notícias, artigos e/ou reportagens cujos assuntos sejam de relevante interesse.

Mantendo a nossa proposta desde sua criação, todo o acervo do InfoSãoFrancisco segue disponível com acesso aberto, gratuito, para qualquer pessoa ou outro veículo, bem como o canal de contatos, pelo formulário ou pelo nosso e-mail infosaofrancisco@canoadetolda.org.br .

A equipe do InfoSãoFrancisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.