por Anne-Sophie Brändlin | DW – Deutsche Welle

A comunidade internacional se reúne para a COP26 Conferência sobre Mudança Climática da ONU em Glasgow neste outono para encontrar soluções para o nosso mundo de aquecimento. Com a COP26 em andamento em Glasgow em algumas semanas, vamos avaliar o que foi alcançado – e o que não foi – no último quarto de século de conferências sobre o clima.


Está quase na hora da Conferência das Partes (COP), o órgão supremo de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), desta vez em Glasgow, de 31 de outubro a 12 de novembro.

Já na primeira reunião da COP, em Berlim, em 1995, os membros já perceberam a necessidade de reduzir as emissões e concordaram em se reunir anualmente para discutir como manter o controle do aquecimento global.

Mas em que ações concretas resultaram 25 anos dessas reuniões até agora? De acordo com a maioria dos ativistas da mudança climática, não muitos.

Greta Thunberg disse recentemente ao Guardian: “Na verdade, nada mudou em relação aos anos anteriores. … Podemos ter quantos COPs quisermos, mas nada de real sairá disso.”

Então, realmente ainda precisamos da COP?

O Acordo de Paris: o maior marco da COP

Embora os especialistas concordem que nenhum progresso importante foi feito em todas essas reuniões anuais – e o ritmo de tomada de decisão tem sido mais lento do que o esperado – eles dizem que a conquista mais importante da COP até agora foi o Acordo de Paris da COP21, o maior tratado global contra mudança climática ainda.

Pode ter levado 20 anos de negociações para chegar lá, mas, em 2015, o Acordo de Paris foi finalmente adotado por 196 países, declarando a meta de limitar o aumento das temperaturas médias globais a bem abaixo de 2 graus Celsius (3,6 F), com uma meta de 1,5 C, acima dos níveis pré-industriais.

E isso provocou uma grande mudança em termos de ação climática e para onde estamos indo, disse David Ryfisch, líder da equipe de política climática internacional da organização não governamental para meio ambiente e desenvolvimento Germanwatch, à DW.

“Acredito que o Acordo de Paris é o ponto de partida para toda uma série de mudanças”, disse Ryfisch. “É um sinal enviado à economia real, a outros atores, de que a intenção dos países é real e terá implicações no mundo real.”

A COP e seu Acordo de Paris já se traduziram em ação, disse Ryfisch, desde a queda dramática no custo da energia limpa, ao afastamento do setor financeiro dos combustíveis fósseis e à falta de vontade de segurar novos projetos de carvão por mais tempo, aos países que se inscrevem uma eliminação rápida do carvão, bem como dos motores de combustão interna.

O desafio da COP

Ainda assim, é difícil entender os impactos tangíveis que o acordo teve.

O desafio para a COP e o Acordo de Paris é que ele gira em torno do CO2, um gás de efeito estufa que causou a maior parte do aquecimento observado que tivemos.

“O CO2 é o nosso principal problema se quisermos resolver o problema do clima”, disse Paul Young, cientista climático da Lancaster University, à DW.

“O CO2 permeia tudo, toda a economia”, disse Young. “E é muito difícil dar a volta por cima desse petroleiro. O dióxido de carbono não é algo que podemos simplesmente trocar por outro produto químico.”

Charles Parker, um cientista político da Universidade de Uppsala, na Suécia, que concentrou sua pesquisa em política de mudança climática, liderança e gerenciamento de crise, ofereceu uma análise semelhante.

“No final das contas, precisamos encontrar substitutos para os combustíveis fósseis e fontes de energia com e sem carbono. Mas há muitos interesses, veto players e grupos de lobby que não têm interesse em fazer isso”, disse ele.

Definir metas ambiciosas

É por isso que as negociações de metas na COP são tão vitais.

Todos os países que assinaram o Acordo de Paris tiveram que fazer promessas, também conhecidas como contribuições nacionalmente determinadas, ou NDCs, sobre como planejam reduzir suas emissões. Com o tempo, eles precisam tornar essas metas mais ambiciosas, o que é chamado de mecanismo de catraca. Portanto, a cada cinco anos, eles devem enviar NDCs novos e atualizados sobre como desejam cumprir as promessas feitas em 2015.

“O que vimos entre 2015 e 2020 é que essas metas já melhoraram significativamente, não o suficiente para ficar em linha com 1,5 graus, mas melhoraram significativamente. Esse é o primeiro sinal claro de que algo está funcionando”, disse Ryfisch.

O problema que muitos críticos veem é que não há sanções financeiras ou legais se os países não atingirem suas metas. A sanção vem por meio da pressão pública, disse Ryfisch, já que os países têm uma reputação a perder.

“Então, na verdade, cabe ao papel da sociedade civil, dos movimentos juvenis e da academia questionar seus respectivos países. Obviamente, isso funciona melhor em alguns países do que em outros. Mas há uma simbiose entre o que saiu de Paris e as ações que vimos no terreno pela sociedade civil nos últimos anos “, disse ele.

COP e ação climática: uma simbiose

Outro sinal que aponta para essa simbiose são dois processos judiciais recentes na Europa. O Tribunal Constitucional Federal da Alemanha decidiu que as liberdades e os direitos fundamentais dos jovens foram violados pela proteção insuficiente do Estado ao clima.

E na Holanda, um tribunal ordenou que a empresa de gás Shell reduzisse suas emissões mundiais de CO2 em 45% até 2030, em comparação com os níveis de 2019.

“Agora que vimos esses casos de sucesso, acredito que mais empresas e, potencialmente, países serão levados aos tribunais”, disse Ryfisch.

Ele acredita que isso resultará em uma reação em cadeia e fará com que empresas e países ajam em vez de também serem levados a tribunal.

“Tudo isso não teria sido possível sem a COP”, disse ele.

Portanto, apesar de suas deficiências, os especialistas acreditam que uma reunião de governança global como a COP é crucial para o futuro do clima.

“Acredito absolutamente que precisamos do COP. Estamos agora na década decisiva em que ainda podemos permanecer dentro do limite de 1,5 grau. Glasgow tem que mostrar que 1,5 grau é o limite”, disse Ryfisch.

Mas isso não será fácil de alcançar. De acordo com a ONU, o mundo está em um caminho catastrófico para 2,7 graus de aquecimento até o final do século, a menos que as nações ricas se comprometam a combater as emissões agora.

Desafio de governança global

Os especialistas acreditam que as reuniões do COP não só não são supérfluas, mas também serão necessárias nos próximos anos para estabelecer uma forma justa de como atingir essas metas.

Dado que os países desenvolvidos não cumpriram suas promessas de reduzir as emissões, eles precisam encontrar uma maneira de compensar isso para que os países em desenvolvimento não suportem o peso, disse Ryfisch.

“Temos que entender que há necessidade de desenvolvimento em muitos países, mas não pode seguir o mesmo caminho intenso de combustível fóssil que o Norte Global tomou”, disse ele.

Parker disse que é por isso que é de extrema importância para os países desenvolvidos mostrar solidariedade e apoiar financeiramente os países em desenvolvimento.

“Então esse é outro teste de Paris”, disse ele.

Ryfisch está otimista, porém, de que o Acordo de Paris resistirá ao teste.

“Nos últimos anos, vi um ponto de inflexão. Vejo a aceleração da ação e vejo que as coisas estão acontecendo e que, finalmente, a COP está entregando o que esperávamos que já tivesse entregue nas últimas décadas”, ele disse.

Matéria publicada originalmente no DW – Deutsche Welle

O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.


Fontes

DW – Deutsche Welle


Leia ainda

Mudanças climáticas: lutar contra quem?

A furiosa e disfarçada guerra pela água no Brasil

Brasil vive catástrofe climática em completo silêncio

Rios deveriam ter direitos semelhantes aos das pessoas?