Postado emNotícias / Comunidades indígenas

SESAI se manifesta sobre lancha da comunidade indígena Aconã

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Após dois anos parada em terra, embarcação de suporte à saúde indígena da comunidade Aconã foi reativada.


A SESAI – Secretaria Especial da Saúde Indígena, subordinada ao MS – Ministério da Saúde, se manifestou formalmente sobre a lancha alocada para a comunidade indígena Aconã, no município de Traipu, AL.

Como noticiado pelo InfoSãoFrancisco, com denúncia da comunidade Aconã, a embarcação da SESAI está abandonada em terra há cerca de dois anos sem possibilidade de prestar os necessários atendimentos àquela população, em situação de mobilidade precária em razão de estradas municipais degradadas pelas chuvas recentes.

Através de solicitação via FalaBR (antigo E-Sic), com o tema “Informações Sobre embarcação da SESAI” com o número 25072.027481/2022-00, foram realizadas as demandas:

Tendo como referência a embarcação utilizada pela SESAI como suporte à comunidade indígena Aconã no município de Traipu, Alagoas, solicitamos:

1- Relatório da situação atual da embarcação supracitada;

2- Relatório das atividades e manutenção da embarcação supracitada nos
anos de 2019, 2020, 2021 e 2022

3- Planejamento das atividades da embarcação supracitada para o ano de
2022.”

Através do documento SEI nº 0028298275 a SESAI respondeu, em 26 de julho, que a

“atualmente a embarcação está sendo utilizada para transporte dos pacientes indígenas, bem como para o transporte das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) diante do cenário atual de alagamentos e enchentes”

Veja abaixo o documento da SESAI na íntegra.

Reprodução: SESAI via FalaBR

De acordo com informações da própria comunidade Aconã encaminhadas ao São Francisco no fechamento da matéria, a lancha da SESAI foi recolocada na água no dia 21 de julho passado.

Fontes: SESAI/MS


Leia ainda

Comunidade indígena Aconã isolada: ouça o depoimento da líder Suriana Aconã

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região

Dique da várzea da Boacica é aberto colocando comunidades em risco de alagamento

Chuvas alagam várzea da Boacica isolando comunidades


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.