Postado emNotícias / Comunidades indígenas

Lancha do SESAI inoperante mantém comunidade indígena Aconã isolada

Fotograma vídeo comunidade Aconã

por InfoSãoFrancisco

Há dois anos parada em terra, sem manutenção, embarcação de suporte à saúde indígena da comunidade Aconã agrava situação de isolamento da comunidade.


A situação da comunidade indígena Aconã, no município de Traipu, Alagoas, segue de isolamento, como relatado pelo InfoSãoFrancisco (em 13 de julho).

Sem estradas, destruídas pela má conservação que não contribuiu para resistir às chuvas que caem na região, a comunidade também enfrenta dificuldades de comunicação fluvial pelo rio São Francisco.

Abandonada em terra, sem manutenção, uma lancha de apoio alocada à SESAI – Secretaria Especial da Saúde Indígena, do MS – Ministério da Saúde que poderia ser de grande utilidade neste momento, agrava a situação daquela população.

O pajé Aconã explica, no vídeo abaixo, o quadro que é enfrentado pela comunidade.

Veja também na galeria, as fotos que mostram as condições da embarcação.

A SESAI e a FUNAI foram solicitadas a prestar informações sobre a situação da lancha da comunidade Aconã. Até o fechamento da matéria não haviam encaminhado esclarecimentos.

Fontes: Comunidade indígena Aconã


Leia ainda

Comunidade indígena Aconã isolada: ouça o depoimento da líder Suriana Aconã

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região

Dique da várzea da Boacica é aberto colocando comunidades em risco de alagamento

Chuvas alagam várzea da Boacica isolando comunidades


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.