Postado emNotícias / Eventos extremos

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região

por InfoSãoFrancisco

Inundada pelas fortes chuvas na região desde o final de maio, a várzea da Boacica, na qual está o perímetro irrigado do mesmo nome, mesmo com abertura de seu dique artificial permanece com água em nível elevado.


O município de Igreja Nova ainda enfrenta problemas com a situação de alagamento da várzea do rio Boacica que provocou situação de isolamento e desalojamento de inúmeras famílias no município.

Entenda, no mapa abaixo, a situação crítica na região

No sábado passado (04) o dique construído pela Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, que isola a várzea da Boacica do rio São Francisco, foi cortado por iniciativa do DIB – Distrito de Irrigação do Perímetro Boacica: seria uma tentativa de provocar o escoamento da água represada no interior da várzea.

A intervenção do DIB no dique criou conflitos com o município vizinho de Penedo (que alegou não ter sido previamente e formalmente comunicado) que, entendendo a situação de risco de inundação nos povoados Catrapó e Marizeiro 3, deu procedimento à remoção de várias famílias de moradores das localidades.

O DIB emitiu, no dia 04, a nota oficial abaixo

Reprodução: DIP

Fontes: Codevasf; DIB-Boacica


Leia ainda

Dique da várzea da Boacica é aberto colocando comunidades em risco de alagamento

Chuvas alagam várzea da Boacica isolando comunidades

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.