Postado emNotícias / Eventos extremos

Dique da várzea da Boacica é aberto colocando comunidades em risco de alagamento

Reprodução: Prefeitura Municipal de Penedo

por InfoSãoFrancisco

Dique da várzea da Boacica é aberto sem devido preparo deixando comunidades no entorno sob risco de alagamento com o escoamento das águas até então retidas.


A Prefeitura Municipal de Penedo, AL, fez remoção emergencial, na tarde de hoje (04) de inúmeras famílias dos povoados Marizeiro e Catrapó que se encontram em situação de risco de alagamento em razão da intervenção realizada para a abertura de canal de escoamento no dique da várzea do Boacica.

A várzea, que incorpora território dos municípios de Igreja Nova e Penedo, alagada pelas chuvas fortes há vários dias, não tem possibilidade de escoamento das águas em razão dos diques artificiais construídos em sua extremidade sul pela Codevasf.

De acordo com notícia publicada pela Prefeitura de Penedo, a Defesa Civil Municipal e outros setores municipais providenciaram desde alimentos até a remoção de famílias e de móveis para a parte alta do Marizeiro, em moradias situadas em local seguro.

Ainda segundo a prefeitura, a remoção das famílias é consequência da abertura na estrutura do Distrito Boacica, projeto com áreas irrigadas construído pelo Codevasf na zona rural de Igreja Nova, criando risco para os moradores do Marizeiro e do Catrapó.

A Prefeitura de Penedo mencionou que tanto a Defesa Civil Municipal como o município só foram oficialmente informadas sobre a intervenção iniciada na manhã deste sábado, 04.

Veja vídeo com imagens da várzea do Boacica na Igreja Nova, Alagoas

Fontes: SECOM/Prefeitura Municipal de Penedo


Leia ainda

Chuvas alagam várzea da Boacica isolando comunidades

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.