Postado emNotícias / Água - Conflitos

“Terra Prometida” – Trinta anos atrás, documentário registrava brutalidade de famílias atingidas por Sobradinho

Composição: InfoSãoFrancisco com imagens de Terra Prometida
 

por InfoSãoFrancisco

Novo arquivo do projeto Sobradinho +40 – A Desintegração do Rio da Integração apresenta o segundo filme do documentarista suíço Peter von Gunten que retornou ao cenário dos impactos que a construção da barragem de Sobradinho significou para populações de seu entorno.


Em 1979/80 o autor fez um filme sobre o despejo dos camponeses durante a construção da barragem de Sobradinho: Terra Roubada. Dez anos depois voltou para a região para prosseguir seu objetivo de registrar o drama humano da construção da grande barragem e seu lago.

Em 1092/93 Peter von Gunten produz o documentário Terra prometida, um retrato das famílias, homens e mulheres de São Gonçalo da Serra, testemunho da sua luta pela sobrevivência perto das suas antigas terras, agora inundadas.

O mais novo arquivo do projeto Sobradinho +40 – A Desintegração do Rio da Integração traz o filme Terra Prometida e mais informações sobre sua realização.

Assista e conheça mais sobre o documentário Terra Prometida.

Fotograma: Terra Prometida

Nota: o filme é integralmente em português.

Fontes: Peter von Gunten


Leia ainda

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012

Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho

Chuvas em Pernambuco fazem o rio Ipanema desaguar no Velho Chico

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.