por InfoSãoFrancisco | via Peter von Gunten

Em 1979/80 o autor fez um filme sobre o despejo dos camponeses durante a construção da barragem de Sobradinho: “Terra Roubada”. 10 anos depois voltou para a região para realizar “Terra prometida”, um retrato das famílias, homens e mulheres de São Gonçalo da Serra, testemunho da sua luta pela sobrevivência perto das suas antigas terras, agora inundadas.


Em 1092/93 foi produzido o documentário “Terra prometida”, um retrato das famílias, homens e mulheres de São Gonçalo da Serra, testemunho da sua luta pela sobrevivência perto das suas antigas terras, agora inundadas.

Os agricultores de São Gonçalo viviam a poucos quilômetros do terceiro maior reservatório do mundo, num vale seco e árido e lutam pela sua sobrevivência. Em nome do progresso tornaram-se – como 14 anos antes centenas de milhares de outros também – expulsos de seu habitat tradicional às margens do Rio São Francisco. Eles tiveram que dar lugar à enorme barragem e à água do reservatório de Sobradinho. A energia elétrica ali produzida destina-se à indústria distante. As famílias de pequenos produtores também não se beneficiam dos sistemas de irrigação.

Apenas as grandes fazendas voltadas para a exportação têm (Nota InfoSãoFrancisco: em 1992) acesso à água. Estes incluem plantações de frutas e hortaliças, cuja produção é em grande parte destinada à exportação, e plantações de cana-de-açúcar, que fornecem a matéria-prima para a produção de combustível ou são usadas para gerar eletricidade, por exemplo, em fábricas de alumínio perto de Recife.

Reprodução: Terra Prometida \ Peter von Gunten

Terra Prometida

Em um ambiente de situação consumada, o cinegrafista suíço Peter von Gunten que já havia produzido clandestinamente o documentário Terra Roubada (Geraubt Erde, em alemão, língua original do filme) 1979/80, muito provavelmente o único produzido sobre tão pouco falado – e deliberadamente esquecido – e grave conflito.

Em entrevista à Zoom, em 1993, Peter von Gunten cita que Terra prometida é mais do que a continuação da anterior Terra roubada. Não há apenas uma diferença de tempo entre os dois filmes, eles também diferem em termos de conteúdo e forma. Se o filme Terra roubada que foi rodado às escondidas durante a ditadura militar, é, um “filme-testemunho” que deu um porta-voz aos afetados, mas deixou de lado a vida cotidiana, ‘Terra prometida’ centra-se na sua vida quotidiana Pessoas. Nós os vemos fazendo compras nos assentamentos dispersos, nos barracos simples ou consertando suas bicicletas.

Reprodução: Terra Prometida \ Peter von Gunten

“No primeiro filme as pessoas falam sobre sua situação, no segundo eu as acompanho”, diz Peter von Gunten. ‘É uma mudança de perspectiva, reflexão e filtro’.

Em 1993, a exibição de Terra Prometida estréia em Solothurn provocando um ambiente de desânimo e o questionamento sobre os reais beneficiários do grande projeto de Sobradinho e sua políticas ditas de mitigação sobre os impactos da barragem e seu imenso lago.

Como apresentou Marie-Louise Zimmermann, do periódico Berner Zeitung,em janeiro de 1993 a resposta viria do Brasil através de uma carta de agradecimento do bispo Dom José Rodrigues de Souza, envolvido no projeto: o filme havia sido exibido mais de 150 vezes em um cinema itinerante na área afetada, contribuindo para conscientizar as pessoas sobre seus direitos e também teve um efeito positivo no planejamento do Estado.

“Foi assim que o filme se tornou uma arma em nossa luta por justiça. Está longe de ser vencido. Nossas preocupações são para toda a vida, por isso também precisamos de sua ajuda para a vida. O que acontece aqui é decidido nos EUA e na Europa. Por isso é importante que as pessoas de lá sejam informadas sobre nós”, disse Dom José.

A seguir, extratos do material produzido pelos realizadores (em alemão no original) para a divulgação de Terra Prometida.

OS MORADORES DE SÃO GONÇALO DA SERRA

O povo de São Gonçalo da Serra tenta viver da lavoura nas terras secas da chamada caatinga, mais afastadas das margens dos rios ou lagos. Para plantar feijão, mandioca, milho, frutas, verduras e talvez arroz, tem que chover. Quando Peter von Gunten viajou para a área em março de 1993 para mostrar ao povo de São Gonçalo da Serra seu – seu – filme, ele ficou seco pela segunda vez consecutiva durante a atual estação chuvosa. Semear é impossível. O que as 22 famílias devem viver no próximo ano é incerto.

Reprodução: Terra Prometida \ Peter von Gunten

“O povo de São Gonçalo da Serra contribuiu tanto para o filme que deveria vê-lo primeiro”, diz Peter von Gunten.

“O filme mostra a realidade local”, diz Rizonilde (tradutora assistente) “Muita gente mora por aqui como os de São Gonçalo da Serra. Estão todos marginalizados pelos projetos de irrigação, pelos projetos de piscicultura. Para que haja desenvolvimento de acordo com as necessidades do povo brasileiro, o próprio povo deve se tornar sujeito do planejamento, da história. Mas hoje, após 20 anos de trabalho, percebo que os afetados estão consideravelmente piores do que antes. Está se tornando cada vez mais difícil ser otimista, continuar acreditando em um futuro melhor. Mas não temos escolha a não ser continuar trabalhando para mudar essa situação miserável. Deus vai nos ajudar com isso. Um dia nossa fé, nossa utopia, se tornará realidade.”

ENTREVISTA COM O BISPO DOM JOSE RODRIGUES DE SOUZA

A situação do povo não melhorou, pelo contrário, piorou. O filme retrata a Comunidade de São Gonçalo da Serra, que conheço muito bem. É um caso muito típico na minha diocese. Todas as novas comunidades próximas às margens do lago estão sofrendo da mesma forma com os efeitos do reservatório e dos grandes projetos. Soma-se a isso a seca aqui na Caatinga, que já dura sete anos. Não chove desde dezembro de 1991. Hoje as pessoas às vezes procuram água a 10 quilômetros. Em vista da grande quantidade de água no reservatório, é incompreensível para o observador de fora que as pessoas aqui estejam completamente isoladas da água.

O governo federal, governadores e prefeitos devem investir igualmente no abastecimento de água para a população e em projetos de grande porte. No Brasil há muitos estudos nos ministérios sobre como conseguir água suficiente para as pessoas, por exemplo, construindo canais do lago até aqui.

Mas há uma falta fundamental de vontade política. A elite dominante não tem interesse em mudar as condições miseráveis. Isto aplica-se não só ao abastecimento de água, mas também à construção de estradas, centros de saúde, escolas. É muito mais fácil manipular um povo ignorante.

Reprodução: Terra Prometida \ Peter von Gunten

OS CAMARÕES

Uma prova mais séria do absurdo de tal desenvolvimento dificilmente pode ser encontrada:

Alguns anos atrás, uma estação de bombeamento flutuante foi montada no lago, enormes tubos alimentados com água nos grandes tanques artificiais de reprodução.

As larvas dos camarões gigantes de água doce foram trazidas de um laboratório em João Pessoa, na costa atlântica, a quase 1.000 quilômetros de distância, usando um caminhão refrigerado especialmente equipado.

Os camarões eram vendidos em restaurantes de luxo nas costas turísticas do Brasil, nos EUA e na Europa. E apenas dois anos após o início desta empresa, nada resta além de uma ruína de investimento.

O agricultor Gerson Cardoso Barros, de São Gonçalo da Serra, descreve sua experiência nada incomum no filme: trabalhou no projeto de camarão do italiano Gianpietro Vanoncini, nas proximidades. Ele ainda deve a ele parte de seu salário e não paga apesar das advertências. Gerson não insiste em encontrar trabalho lá no futuro. Alguns meses depois, o projeto do camarão, que o proprietário descreveu com as cores mais vivas no filme, não existe mais.

Em março de 1993, apenas dois dos mais de 30 grandes tanques de reprodução próximos ao lago ainda continham água. Não há mais sinal de camarão. «A operação está atualmente suspensa. As piranhas entraram pelos canos de água e comeram o camarão. O ‘patrão’ (o patrono) está na Itália”, relata uma funcionária que ficou lá.


TERRA PROMETIDA

Sobre o autor

Peter von Gunten nasceu em Berna, Suíça, em 1941. Entre 1956-61 Cursou a Kunstgewerbeschule (Escola de Artes Industriais) e em seguida estudou História da Arte. No período 1960-64 atuou como desenhista gráfico e fotógrafo para inúmeras agências de publicidade e ateliers de desenho gráfico, além de ter realizado ilustrações para filmes animados. De 1964 a 1970 criou seu atelier independente de desenho gráfico, realizou exposições de desenhos e fotografias. Desde 1967 está envolvido como autor, diretor, fotógrafo e produtor de curtas metragens, documentários e também tendo realizado longas metragens.

Dentre seus filmes mais conhecidos estão: Bananera libertad (1971), Die Stimme des Volkes ( El grito del pueblo ) (1977) e Para Sempre Pestalozzi (1989).


TERRA PROMETIDA

Título traduzido:
GELOBTES LAND

Categorias
Filme estrangeiro / Longa-metragem / Sonoro / Não ficçãoMaterial original
16mm, COR, 104min, 1.333m

Data e local de produção
Ano: 1992/93

Cidade: Zurique

País: Confederação Helvética

Gênero
Documentário

Produção

Companhia(s) produtora(s):
SUISSIMAGE; Filmproduction

Companhia(s) co-produtora(s):
Cinov AG Filmproduktion – Bern – CW;
Westdeutscher Rundfunk – Köln – DE;
Schweizer Fernsehen SRG DRS

Assistência de produção:

Kestering, Celito;

Zaugg, Marian;

Legnazzi, Remo

Argumento/roteiro

Gunten, Peter von

Colaboração em pesquisa e roteiro – Marian Zaugg

Direção

Direção: Gunten, Peter von

Assistência de direção: Blaser, Agathe; Sá, Rizonilde Queiroz de

Fotografia

Câmera: Gunten, Peter von

Direção de câmera: Gunten, Peter von

Som

Áudio – Remo Legnazzi

Direção de som: Legnazzi, Remo

Mixagem: Büttikofer, Rolf

Montagem

Montagem: Gunten, Peter von

Assessoria de conteúdo e suporte – Celito Kestering

Música

Música – Raimundo Antônio dos Santos / Edezel Pereira (Repentistas)

Outros colaboradores – Sá e Guarabira, Maria de Carvalho

Equipe no Brasil

Diretor Assistente – Tradução – Agat Blaser

Assistente de produção – Agat Blaser e Remo Legnazzi

Gerente de gravação de apoio à produção – Rizonilde Queiroz de Sá

Coordenação de filmagem – Celito Kestering

Tecnologia de estúdio

Edição ON-line – Teleprogress Bern Tecnologia e determinação de luz Tinu Mühlethaler

Tonstudio Zone 33 Bern Mixagem Rolf Büttikofer FAZ Swiss Effects Zurich Ruedi Schick

Prêmios

Prêmio Especial ‘Ambiente’ – Festival Internacional da Figueira da Foz, PT.

Prêmio BAK Escritório Federal de Cultura

Seleção de festivais e prêmios

Solothurn Film Days Fórum do Festival de Cinema de Berlim para Young Films International Film Festival

Festival Internacional de Cinema de Locarno Figueira da Foz (Prémio Especial ‘Ambiente’) Huelva

Cartaz/capa documentário

Documentary film by Peter von Gunten
Airbrush, Negro-pen
42 x 59.4 cm, offset, 3 cores,,

Artista: Bundi Stephan
Título do cartaz: Terra Roubada

Imagem em destaque – Montagem fotograma Terra Roubada/Cartaz. © Peter von Gunten


Fontes

Swiss Films; Peter von Gunten


SOBRADINHO +40 – A DESINTEGRAÇÃO DO RIO DA INTEGRAÇÃO

Um projeto

Apoio


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.