por Stefanie Glinski em Domiz, Nínive em Nínive | The Guardian

A vila de Jissary foi inundada em 1985 para abrir caminho para a gigantesca represa de Mosul, e seu povo tem se mudado entre assentamentos improvisados desde então. Agora eles enfrentam despejo novamente.


O InfoSãoFrancisco publica esta reportagem pela sua relação com temas e quadros similares na bacia hidrográfica do rio São Francisco.

As pessoas de Jissary viram pela primeira vez sua aldeia ser submersa pelas águas do que se tornaria a maior represa hidrelétrica do Iraque há 40 anos. Hoje eles ainda perseguem sua longa e exaustiva busca por um lar.

Depois de várias rodadas de deslocamento forçado ao longo dos anos, inclusive pelo Estado Islâmico, até 600 famílias estão mais uma vez enfrentando o despejo, desta vez pelo governo iraquiano.

“Eles bateram em nossas portas e nos disseram para sair em junho, não importa o quê. Não temos para onde ir”, diz Mahmoud Talib, sentado ao lado de sua esposa no chão de concreto da pequena sala que tem sido a casa da família nos últimos seis anos. Rugas profundas marcam seu rosto; sua voz rouca soa cansada.

Talib com seu aviso de despejo na frente dele. Foto: Stefanie Glinski

Em suas mãos está um aviso de despejo que ele diz ter sido forçado a assinar. O prazo de junho está se aproximando. Nem todos na comunidade assinaram, acrescenta. “Algumas pessoas disseram que preferiam pegar em armas contra o governo.”

Talib, 68, e outros ex-residentes de Jissary vivem em um complexo militar abandonado no vilarejo de Domiz, na província de Nineveh, norte do Iraque. Mas o Ministério da Defesa o quer de volta.

O complexo é dividido em blocos cercados por paredes de tijolos, com cada família designada a um quarto para morar, dormir e cozinhar. Pequenos trechos de solo cercam o complexo e as chuvas suaves da primavera os deixaram verdes. É muito diferente dos campos exuberantes e vastas fazendas de Jissary, mas os aldeões decidiram que serviria. Não havia alternativa.

Gráfico: The Guardian

A família de Talib foi deslocada inicialmente em 1985, durante o governo do ex-presidente do Iraque Saddam Hussein, quando sua aldeia abriu caminho para a represa de Mosul – a maior, mas também a mais perigosa represa do país. Embora forneça eletricidade para 1,7 milhão de pessoas na cidade do norte, foi construído em um carste poroso, e especialistas alertaram que pode estourar a qualquer momento. A enchente pode chegar até a capital, Bagdá, 250 milhas ao sul, potencialmente matando centenas de milhares de pessoas e desalojando milhões.

“Tudo começou com a conclusão da barragem em 1985. Desde então, fomos desenraizados repetidamente”, diz Aishe Hussain, esposa de Talib. “Não podemos continuar a viver assim. Muitas vezes pensei em me afogar nas águas que inundaram nosso patrimônio, nossa aldeia”, acrescenta a mãe de 11 filhos, de 64 anos.

Em 1985, a comunidade Jissary ganhou novas casas em uma cidade vizinha de maioria curda, Bardiya. Mas a mudança tirou terras de seus proprietários curdos, já que Saddam Hussein tentou expulsar os curdos em sua campanha de “arabização”.

O complexo militar na vila de Domiz, no norte do Iraque, que se tornou o lar de ex-residentes de Jissary. Foto: Stefanie Glinsk

Quando os EUA invadiram o Iraque em 2003, os proprietários curdos voltaram. “Eles exigiam a terra que o governo havia nos dado de volta”, diz Talib. “Tivemos que partir, embora não tivéssemos para onde ir, embora estivéssemos felizes em Bardiya. Era a terra deles. Nós entendemos.”

Pouco depois de partir, eles encontraram o complexo militar vazio. “Depois que os EUA invadiram, tudo ficou caótico e não havia governo funcionando. Nós nos instalamos neste complexo, mas repetidamente pedimos ao governo que nos construísse casas permanentes. Eles devem isso a nós. Mas ninguém ajudou.”

Mais deslocamentos se seguiram depois que o EI atacou a área em 2014, mas em 2017 a comunidade havia retornado a Domiz, acreditando que finalmente havia encontrado seu lar permanente. “Tudo foi destruído na luta contra o Daesh [EI]. O complexo foi saqueado, janelas e portas foram quebradas, mas reconstruímos tudo”, diz Talib.

No último ano e meio, o exército tentou expulsar todas as famílias. “Mas esta é a primeira vez que é sério”, diz o Dr. Haidar Al Moussavi, que trabalha com a Peace Paradigms Organization, que defende a paz em Nínive. Ele tem atuado como negociador entre a comunidade e o governo.

“Temo que haja violência: as pessoas vão pegar em armas contra o governo porque estão desesperadas. Alguns disseram que estão pensando em voltar para Bardiya, mas isso pode criar confrontos com a comunidade curda”, diz ele.

A comunidade se estabeleceu no complexo militar após a invasão do Iraque pelos Estados Unidos em 2003. Foto: Stefanie Glinski

Bardiya, a cerca de meia hora de carro do complexo militar, continua sendo uma área disputada entre o Iraque federal e a região administrada pelos curdos. Agora é novamente o lar principalmente de famílias curdas. “Estamos pressionando para que o exército interrompa sua campanha de despejo em Domiz até encontrarmos um doador para reconstruir Jissary”, diz Al Moussavi, acrescentando que a responsabilidade deve ser do governo iraquiano.

Enquanto isso, Talib e sua família enfrentam um desastre. “Estamos desesperados por uma casa há quase 40 anos. Agora seremos sem-teto novamente.”


Fontes: The Guardian


Leia ainda

Sobradinho +40 – A Desintegração do Rio da Integração

‘Momento histórico’ para a natureza: primeiro parque nacional fluvial selvagem da Europa anunciado na Albânia

Rios deveriam ter direitos semelhantes aos das pessoas?

“Depois da represa tem um rio”: em documentário, ribeirinhos atingidos pelo desastre de Brumadinho

Fiocruz: moradores de Brumadinho convivem com alta exposição a metais

Barragens no Brasil: 1 milhão vivem perto do perigo


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.

Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.