Postado emNotícias / Outros Rios

‘Momento histórico’ para a natureza: primeiro parque nacional fluvial selvagem da Europa anunciado na Albânia

O rio Vjosa perto de Qesarat, sul da Albânia. O rio e seus três principais afluentes do país foram declarados parque nacional. Fotografia: Nick St Oegger/The Guardian

por Karen McVeigh em Tirana | The Guardian

Um projeto com a empresa de equipamentos outdoor Patagonia e ONGs protegerá o Vjosa, uma das últimas hidrovias de fluxo livre do continente.


Um dos últimos rios selvagens da Europa, lar de mais de 1.000 espécies de animais e plantas, foi declarado parque nacional pelo governo albanês, tornando o Vjosa o primeiro desse tipo no continente.

O rio Vjosa flui 168 milhas (270 km) das montanhas Pindo na Grécia através de desfiladeiros estreitos, planícies e florestas na Albânia até a costa do Adriático. Livre de represas ou outras barreiras artificiais, é rico em espécies aquáticas e abriga uma miríade de vida selvagem, incluindo lontras, o ameaçado abutre egípcio e o criticamente ameaçado lince dos Bálcãs, dos quais estima-se que apenas 15 permaneçam na Albânia .

Durante anos, o frágil ecossistema de Vjosa esteve sob ameaça: a certa altura, 45 usinas hidrelétricas foram planejadas em toda a região.

O local do projeto abandonado da barragem de Kalivaç no rio Vjosa. O novo status do rio irá protegê-lo de futuros projetos de desenvolvimento. Fotografia: Nick St.Oegger/The Guardian

Mas na quarta-feira, após uma campanha de quase uma década de ONGs ambientais, Vjosa foi declarado o primeiro parque nacional de rio selvagem da Europa . Os ambientalistas a descreveram como uma decisão histórica que colocou a pequena nação dos Bálcãs na vanguarda da proteção dos rios.

O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, anunciou o parque em uma cerimônia no castelo Tepelenë com vista para o rio, com a presença de interessados e ministros. Ele descreveu a criação do parque nacional como um “momento verdadeiramente histórico” para a natureza, bem como para o desenvolvimento social e econômico.

“Hoje protegemos de uma vez por todas o único rio selvagem da Europa”, disse ele. “Isso está prestes a mudar uma mentalidade. Proteger uma área não significa consagrá-la isoladamente da economia.”

Ele disse que os parques nacionais atraem 20% mais turistas em comparação com as áreas não protegidas.

Mirela Kumbaro Furxhi, ministra do turismo e meio ambiente da Albânia, disse que a criação do parque faz parte da evolução do país e da contínua emancipação três décadas depois do regime comunista.

“Vjosa é um símbolo da história da humanidade e também uma parte muito importante da história do nosso país”, disse ela. “Talvez a Albânia não tenha o poder de mudar o mundo, mas pode criar modelos bem-sucedidos de proteção da biodiversidade e dos bens naturais, e estamos orgulhosos de anunciar a criação deste primeiro parque nacional em um dos últimos rios selvagens da Europa.”

O país, que atraiu 7,5 milhões de visitantes no ano passado, mais que o dobro de sua população de 2,8 milhões, espera regenerar aldeias na região de Vjosa por meio do ecoturismo.

O rio Vjosa perto de Qesarat, sul da Albânia. Fotografia: Nick St.Oegger/The Guardian

Uma colaboração entre o governo albanês, especialistas internacionais, ONGs da campanha Salve o Coração Azul da Europa para proteger os rios dos Bálcãs, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Patagônia, empresa de roupas para atividades ao ar livre e organização ambiental, os 12.727 hectares ( 31.500 acres) visa garantir que Vjosa e seus ecossistemas únicos sejam protegidos. Ele recebeu o status de parque de categoria II da IUCN , um alto nível de proteção semelhante ao de um deserto. A categorização abrange “processos ecológicos de grande escala”, espécies e ecossistemas, cruciais para garantir a proibição de barragens e extração de cascalho. Espera-se que esteja operacional em 2024.

Boris Erg, diretor do escritório europeu da IUCN, prestou homenagem ao governo da Albânia por sua liderança e ambição. “Hoje marca um marco para o povo e a biodiversidade da Albânia”, disse ele. “Convidamos outros governos da região e além a mostrar ambição semelhante e ajudar a alcançar a meta vital de proteger 30% do planeta até 2030. ”

O parque abrangerá os 118 quilômetros do Vjosa na Albânia, três principais afluentes e algumas terras, incluindo áreas com risco de inundação. A Fase II adicionará outros afluentes. Ao contrário das Áreas Protegidas da IUCN, que limitam o número de visitantes, ela permitirá o turismo recreativo e algumas outras atividades, como a pesca local, principalmente para 60.000 residentes na bacia hidrográfica.

O governo albanês está a iniciar um processo conjunto com as autoridades gregas para a criação do parque transfronteiriço Aoos-Vjosa, com o objetivo de proteger todo o rio entre os dois países, que acordaram em janeiro assinar um memorando de entendimento especificando as próximas ações.

A Europa tem a paisagem fluvial mais obstruída do mundo , com barreiras como barragens, açudes e vaus, estimadas em mais de um milhão, de acordo com um estudo da UE de 2020 em 28 países. Essa fragmentação dos rios afeta sua capacidade de sustentar a vida.

Ulrich Eichelmann, conservacionista e fundador da Riverwatch e parte da campanha Salve o Coração Azul da Europa, disse: “A maioria das pessoas na Europa central nunca viu um rio vivo e selvagem, livre dos impactos da interferência humana, que é ‘ t desviados, represados ??ou construídos com aterros e onde a biodiversidade é baixa como resultado. Mas aqui você tem um rio selvagem, cheio de complexidade e sem interferências.”

Ulrich Eichelmann, da Riverwatch, disse esperar que o projeto Vjosa seja um modelo para a conservação de rios selvagens em outros lugares. Fotografia: Nick St.Oegger/The Guardian

Eichelmann disse esperar que isso estabeleça um modelo para rios selvagens em outros lugares.

Ryan Gellert, CEO da Patagonia, disse que a colaboração provou o poder da ação coletiva. “Esperamos que inspire outros a se unirem para proteger os lugares selvagens que deixamos, de maneira significativa”, disse ele, acrescentando que o parque é a prova de que “a destruição da natureza não precisa ser o preço do progresso”. .

A empresa forneceu US$ 4,6 milhões (£ 3,8 milhões) para apoiar o parque nacional e proteger os rios selvagens nos Bálcãs, por meio do Holdfast Collective, sem fins lucrativos, criado em 2022 quando declarou a Terra como seu único acionista.

A campanha para proteger o Vjosa ganhou impulso quando Leonardo DiCaprio postou sobre isso no Instagram em 2019, dizendo: “Este é um dos últimos rios selvagens da Europa: mas por quanto tempo?”

As ONGs disseram que ainda há trabalho a ser feito para proteger as partes desprotegidas restantes do rio, incluindo o delta e a nascente na Grécia. Rama disse que um aeroporto previsto no delta do rio vai continuar, mas sem riscos para a natureza.

Fontes: The Guardian


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.