por Karen McVeigh em Tirana | The Guardian
O rio Vjosa, na Albânia, está repleto de mais de 1.000 espécies, enquanto abutres raros e linces balcânicos visitam suas margens. Afastou a ameaça de aumento das barreiras, mas a sombra do desenvolvimento persiste.
O InfoSãoFrancisco publica esta reportagem pela sua relação com temas e quadros similares na bacia hidrográfica do rio São Francisco.
O rápido rio Vjosa, na Albânia , faz curvas e tranças, arrastando nossa jangada para longe da planície de inundação em direção à margem oposta e vice-versa. As ilhas que dividem a hidrovia em duas são temporárias, formando-se, crescendo e depois dissipando-se para que este rio verdadeiramente selvagem, um dos últimos da Europa, nunca mais pareça o mesmo.
“Há um ditado que diz: ‘você não pode pisar no mesmo rio duas vezes’”, diz Ulrich Eichelmann, chefe da Riverwatch , uma ONG de proteção de rios com sede em Viena, que está parafraseando o filósofo grego Heráclito. “Um rio é uma coisa viva e dinâmica, um arquiteto de seus arredores. Isso muda a todo instante. Essa é a sua beleza.”
Estamos descendo um trecho do Vjosa, um hotspot de biodiversidade, perto de Queserat, sul da Albânia, contra a montanha Maja e Këndrevicës coberta de neve, para ter uma noção da magnitude do anúncio na semana passada de que se tornaria o primeiro parque fluvial selvagem na Europa. Foi uma vitória que poderia facilmente ter sido perdida.
Eichelmann aponta as ilhas de cascalho onde os maçaricos de pedra depositam seus ovos e os desfiladeiros onde os falcões peregrinos nidificam. Complexos habitats subaquáticos sustentam enguias europeias criticamente ameaçadas, cujos números caíram 95% desde a década de 1980, enquanto migram 270 km (168 milhas) rio acima até a nascente do rio nas montanhas Pindo, na Grécia.
Por quase uma década, Eichelmann e seus aliados da coalizão Salve o Coração Azul da Europa (STBHE), incluindo EcoAlbania e EuroNatur, fizeram campanha incansavelmente contra o que eles chamam de “corrida do ouro das hidrelétricas” nos Bálcãs, onde seus rios mais puros e biodiversos estão ameaçados por mais de 3.000 barragens propostas.
Na quarta-feira, eles comemoraram sua participação no que o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, chamou de “momento verdadeiramente histórico” para a natureza. Uma colaboração entre o governo, especialistas internacionais, STBHE, ONGs, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Patagônia, empresa de roupas para atividades ao ar livre e organização ambiental, ajudará a garantir o Vjosa e seus ecossistemas únicos nos 12.727 hectares (31.500 -acre) são protegidos. O parque recebeu uma designação de categoria II da IUCN com o objetivo de protegê-lo de barragens, extração de cascalho e outras atividades prejudiciais.
“Se a barragem de Kalivaç tivesse sido construída, teria afogado o rio”
Ulrich Eichelmann
A certa altura, havia 45 barragens propostas no Vjosa, oito no rio principal e 37 em seus afluentes. De longe, a maior foi a usina hidrelétrica de Kalivaç, com 50 metros de altura, a poucos quilômetros rio abaixo da vila de Queserat. Ainda é possível ver os terraços cortados nas colinas de ambos os lados do rio, enquanto escavadeiras há muito abandonadas permanecem em uma margem, deixadas por uma empresa italiana que começou o trabalho em 2007, antes de abandoná-lo. No rio adiante, o braço de uma escavadeira Caterpillar amarela jaz, meio submerso.
“Esse é o sacana!” Eichelmann diz, quando avista a máquina à distância. “É um símbolo da luta – mas o rio venceu.”
“Se a barragem de Kalivaç tivesse sido construída, a área abaixo estaria de 30 a 35 metros debaixo d’água”, acrescenta. “Ele teria afogado o rio.”
Embora o Vjosa apoie uma miríade de vida selvagem, incluindo lontras, linces balcânicos criticamente ameaçados e abutres egípcios ameaçados de extinção, a chave para sua biodiversidade está sob a água. No cascalho, os mexilhões trabalham no escuro, filtrando a água do rio, permitindo que os peixes desovam e se reproduzam.
A barragem “destruiria todo o sistema”, diz Eichelmann. “A água não ficará limpa, o cascalho ficará entupido. A barragem acumularia sedimentos e tudo desmoronaria. Um reservatório pode parecer bonito, mas por baixo está estagnado.”
Após o fracasso do projeto italiano, o governo albanês, que obtém quase toda a sua produção doméstica de energia hidrelétrica, concedeu uma concessão para a construção da barragem a um consórcio turco-albanês em 2017.
Ulrika Åberg, oficial de projetos da IUCN, diz: “Quando as pessoas falam sobre energia hidrelétrica como renovável, elas dizem: ‘É apenas água, é a mesma água no sistema.’ Mas o que isso faz com um rio não é renovável. Destrói habitats construídos durante anos.”
A uma hora e meia de carro por passagens sinuosas nas montanhas de Kalivaç fica a vila de Brataj, em um dos principais afluentes do Vjosa. Uma pequena placa fixada em um prédio de concreto diz: “Jo HEC-e Në Shushicë”, significando nenhuma hidrelétrica no Shushicë, outro afluente do Vjosa.
Qemal Malaj, 61, o prefeito de Brataj, que está envolvido na luta contínua para impedir a construção de uma barragem no Shushicë, disse que estava feliz que os principais afluentes do Vjosa, incluindo o Drino e o Bença, foram incluídos no parque.
“Temos lutado, até agora, para não destruir o Vjosa e isso é bom. O Shushicë é vital para nós. Dependemos da água para irrigação, para a agricultura. Somos fortemente contra a energia hidrelétrica.”
Se a barragem planejada no afluente for construída, ela desviará o rio 7 km a jusante e não trará lucro para a comunidade, que está interessada em desenvolver o turismo fluvial.
A campanha maratona para obter o status de parque protegido para o Vjosa envolveu anos de protestos, ações judiciais e investigações questionando as avaliações de impacto ambiental apresentadas pelas empresas hidrelétricas. Ele atraiu o apoio de cientistas, parlamentares da UE e celebridades, incluindo Leonardo DiCaprio. Em 2018, Eichelmann acompanhou cientistas internacionais às margens do Vjosa para realizar amostragem. Eles encontraram 1.000 espécies de plantas e animais, 13 das quais estavam ameaçadas globalmente.
Em 2019, um estudo previu que, após 45 anos, a barragem iria assorear, reduzindo a produção de energia. Em 2020, o governo rejeitou a avaliação de impacto ambiental do consórcio turco-albanês e disse que a barragem de Kalivaç não seria construída.
Mas, após oito anos de campanha, havia pouca confiança entre as ONGs e o governo. O envolvimento da Patagônia foi um “trocador de jogo”, de acordo com Olsi Nika, hidrobiólogo e fundador da EcoAlbania.
“Eles trabalharam como mediadores”, diz Nika. “No ambiente ácido entre governo e sociedade civil, as relações não eram as mais amigáveis.”
No pequeno país em desenvolvimento de 2,8 milhões de habitantes, onde ainda persiste o legado do comunismo há três décadas, o parque do rio não é tarefa fácil.
Mas nem todo mundo é feliz. ONGs gregas dizem que um trecho de 20 km do rio, chamado Aoos na Grécia, permanece desprotegido até que o planejado parque transfronteiriço Aoos-Vjosa seja estabelecido. O parque não cobre o delta do rio, nem impede os planos de um aeroporto internacional na área protegida de Vjosë-Nartë , um importante refúgio para flamingos, pelicanos e centenas de aves migratórias. Os ambientalistas estão preocupados que isso possa abrir as comportas para o desenvolvimento futuro na costa do Adriático.
Na cerimônia de lançamento do parque em Tepelenë na semana passada, Rama deixou claro que o aeroporto de Vlora, uma promessa eleitoral antecipada e já em construção, não era negociável. Foi elaborado um dossier “do tamanho de uma montanha” sobre o impacto ambiental do aeroporto, disse, acrescentando que o projeto “de forma alguma é uma ameaça para o ecossistema”.
Questionado se o delta do rio ganharia proteção no futuro, Rama disse ao Guardian que teria que ser “examinado minuciosamente”.
“Outros países conseguiram harmonizar os dois”, disse Rama. “Não vemos nenhum risco aí. Algumas pessoas precisam entender, não podem pedir tudo, em todos os lugares, do nosso país.”
Zydjon Vorpsi, um ornitólogo da PPNEA, que faz campanha pela proteção e preservação do ambiente natural na Albânia, diz: “O grande problema é que, com o aeroporto, o governo abriu um precedente de construção em uma área protegida, quando algo é necessários que servirão ao desenvolvimento. O rio Vjosa não estará seguro se, amanhã, for a vez de Vjosa. O Vjosa não pode ser selvagem sem o seu delta, parte integrante, onde o rio termina.”
Alguns meses após o anúncio da licitação do aeroporto, as autoridades removeram a proteção de parte da reserva natural onde fica o aeroporto. A Comissão Europeia disse que a aprovação do governo vai contra as leis nacionais e internacionais.
As ONGs fluviais dizem que vão continuar a fazer campanha para que “cada centímetro” do delta seja protegido, para a fase II do parque nacional.
Ryan Gellert, CEO da Patagonia, disse que embora “não fosse louco” pelo aeroporto, ele sempre foi uma das linhas vermelhas do governo albanês.
“Quero ver o máximo possível do delta protegido”, disse ele. “Mas essa é a segunda fase.”
Fontes: The Guardian
Leia ainda
Rios deveriam ter direitos semelhantes aos das pessoas?
“Depois da represa tem um rio”: em documentário, ribeirinhos atingidos pelo desastre de Brumadinho
Fiocruz: moradores de Brumadinho convivem com alta exposição a metais
Barragens no Brasil: 1 milhão vivem perto do perigo
O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.