por InfoSãoFrancisco | via TV Viva

Ainda em 1986 após a ocupação das obras da construção da UHE Itaparica, em Petrolândia, no sertão pernambucano, permanece a tensão entre as populações afetadas pelo grande projeto. Esse novo momento do conflito causado pela obra de Itaparica também foi registrado pela equipe da TV Viva e resultou no documentário Barragem II.


Em mais um documento relacionado aos impactos produzidos pelos grandes barramento no rio São Francisco, o InfoSãoFrancisco segue com o fio de documentários da TV Viva, de Olinda PE, sobre os conflitos resultantes da construção da UHE Itaparica, no alto sertão pernambucano.

Em seguida ao registro da ocupação das obras da UHE Itaparica por cerca de 1000 trabalhadores, a TV Viva volta a deslocar sua equipe para Petrolândia, no alto sertão pernambucano, onde produziu o documentário Barragem II.

Ouça o depoimento (colhido em 22/09/2022) de Duda Homem, um dos participantes da filmagem da TV Viva


Barragem – A Ocupação


BARRAGEM II

Data e local de produção
Ano: 1986

Cidade: Olinda

País: Brasil

Gênero
Documentário

Produção

TV Viva – Centro de Cultura Luiz Freire


Fontes – TV Viva/Centro de Cultura Luiz Freire


SOBRADINHO +40 – A DESINTEGRAÇÃO DO RIO DA INTEGRAÇÃO

Um projeto

Apoio


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.