por InfoSãoFrancisco | via TV Viva

O documentário Vidas Barradas, realizado pela TV Viva, de Olinda, Pernambuco, em 1995 é o quarto e último da série iniciada em 1986, com o documentário Barragem – A Ocupação, quando cerca de mil trabalhadores ocuparam as obras da construção da UHE Itaparica, em Petrolândia, no sertão pernambucano, como a evidência de um grande conflito social que sucedeu ao já ocorrido com as obras de Sobradinho.


Em 1995 a equipe da TV Viva retorna pela última vez ao sertão de Pernambuco para realizar o documentário Barragem – Vidas Barradas, que seria o quarto da série (iniciada com Barragem – A Ocupação, seguido de Barragem II e O Resgate das Raízes), sobre os conflitos consequentes da construção da UHE Itaparica, em Petrolândia, no final da década de 1980.

A construção da grande barragem, assim como em Sobradinho, implicaria na remoção de milhares de pessoas com suas vidas já ali estabelecidas.

Ouça o depoimento de Duda Homem, um dos participantes da filmagem da TV Viva sobre o documentário Vidas Barradas


Barragem – O Resgate das Raízes


BARRAGEM – VIDAS BARRADAS

Data e local de produção
Ano: 1995

Cidade: Olinda

País: Brasil

Gênero: Documentário

Produção

TV Viva – Centro de Cultura Luiz Freire


Fontes – TV Viva/Centro de Cultura Luiz Freire


SOBRADINHO +40 – A DESINTEGRAÇÃO DO RIO DA INTEGRAÇÃO

Um projeto

Apoio


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.