Postado emVídeos / Saúde Coletiva

Bom Jesus da Lapa, de Noel Nutels

A partir de pesquisa e organização do precioso acervo do médico sanitarista Noel Nutels, a diretora Stella Oswaldo Cruz Penido produziu o documentário Bom Jesus da Lapa.

O filme, sem áudio, foi realizado a partir de material gravado por Nutels quando em suas viagens nas campanhas sanitárias de erradicação da tuberculose no médio São Francisco.

Além de registro da vida ribeirinha na região captada com extrema atenção por Nutels, o filme documenta as únicas imagens – até o momento conhecidas – da navegação tradicional a vela e varas no médio São Francisco.

Nas captações de cenas no porto da Lapa, inúmeras barcas de figura e canoas de tolda (tanto as de configuração original, sergipanas e alagoanas e evoluções baianas na miscigenação das tecnologias navais) apresentam raríssimo panorama fruto das epopeias dos armadores do Baixo São Francisco.

Também é apresentada a navegação a vapor, onde pode ser notada a quantidade de toras de madeira empilhadas na proa do navio. Esse modal de transporte, assim como o ferroviário, consumiu boa parte da madeira de lei das margens do Velho Chico.

O conjunto de cenas produzidas por Noel Nutels configuram fragmento da dinâmica econômica e social no médio São Francisco dos anos 1950.

Fotografia: Noel Nutels

Arquivo/edição: Stella Oswaldo Cruz Penido

Produção: FIOCRUZ – 2000