Postado emNotícias / Conservação ambiental

Mexilhões dourados no Baixo São Francisco: conheça a área de ocorrência

por InfoSãoFrancisco

A infestação dos moluscos exóticos e invasores no Baixo São Francisco segue sem que medidas de enfrentamento sejam conhecidas com a espécie hoje ocupando toda a região abaixo da hidrelétrica de Xingó.


A população ribeirinha e os ecossistemas aquáticos do Baixo São Francisco permanecem submetidos à própria sorte quanto à contaminação do rio pelo mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) um molusco asiático cujas com colônias estão em ritmo acelerado de proliferação.

No mapa abaixo é possível ver a extensão da zona ocupada pelo organismo.

O mexilhão dourado teve sua primeira ocorrência no Baixo São Francisco registrada pela Sociedade Canoa de Tolda em 2016, quando a organização emitiu dois alertas dos primeiros registros do mexilhão dourado no Baixo São Francisco, além de encaminhar documentação comprobatória e solicitação de providências para todos os órgãos da gestão do São Francisco.

Mais recentemente, como publicado pelo InfoSãoFrancisco, o IMA - Instituto do Meio Ambiente de Alagoas foi demandado pela RPPN Mato da Onça para vir ao Baixo São Francisco para análise da situação e tomada de providências.

O InfoSãoFrancisco fez contato com o IMA para que tivesse a devida oportunidade de manifestar-se sobre o assunto. Até o fechamento da matéria não foi recebida resposta da parte do órgão.

Fontes: Canoa de Tolda


Leia ainda

Mexilhões dourados no Baixo São Francisco: Instituto do Meio Ambiente de Alagoas é solicitado a tomar providências

MPF arquiva inquérito sobre mexilhões dourados no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.