Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Dados das vazões da UHE Xingó voltam a ser disponibilizados

O rio São Francisco no alto sertão. Montagem sobre foto de divulgação CHESF e acervo InfoSãoFrancisco.

por Redação

Sistema da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico que disponibiliza dados das vazões instantâneas da UHE Xingó voltou ao ar na tarde de ontem (11).


Sem divulgação das causas que levaram a mais de 48 de ausência dos dados das vazões instantâneas da UHE Xingó pelo sistema Hidro-Telemetria do SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, na tarde de ontem as informações voltaram ao ar.

Esses dados são disponibilizados pelo sistema Hidro-Telemetria, do SNIRH – Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos, gerenciado pela ANA que, desde as 16:00 hs do dia 08 de agosto se encontra indisponível. Apenas os dados relacionados ao nível do reservatório de Xingó estão sendo atualizados no sistema (ver gráfico do SNIRH abaixo).

Dados das vazões da UHE Xingó até a tarde do dia 08 de agosto, o período sem informações e o retorno do sistema, no dia 11. Fonte: ANA/SNIRH .

A indisponibilidade de dados tão importantes afeta o necessário conhecimento das operações da UHE Xingó que, com grandes variações (sobretudo dentro da faixa de vazões extremamente baixas que estão sendo praticadas), é motivo de inúmeros problemas no cotidiano das populações ribeirinhas em todo o Baixo São Francisco.


Veja ainda

Dados das vazões da UHE Xingó somam mais de 48 horas de apagão

CHESF mantém vazões mínimas abaixo de 700 m³/s, danos se consolidam

Semana 01 de “flexibilização” da UHE Xingó: ecossistemas e acesso à água ainda mais comprometidos

Baixo São Francisco no seco: ecossistemas, acesso à água e navegação prejudicados com vazão reduzida


Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre os Recursos Hídricos

IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis