por Emma Pattee | The Guardian

As descobertas de especialistas estão no cerne de duas dezenas de ações judiciais que esperam responsabilizar a indústria por danos devastadores.

Este artigo da série Crimes Climáticos do The Guardian


em 1958, a indústria do petróleo contratava cientistas e engenheiros para pesquisar o papel que a queima de combustíveis fósseis desempenha no aquecimento global. O objetivo na época era ajudar os principais conglomerados de petróleo a entender como as mudanças na atmosfera da Terra podem afetar a indústria – e seus resultados financeiros. Mas o que os principais executivos ganharam foi uma prévia da crise climática, décadas antes de o problema chegar à consciência pública.

O que esses cientistas descobriram – e o que as empresas de petróleo fizeram com essa informação – está no cerne de duas dezenas de ações judiciais que tentam responsabilizar a indústria de combustíveis fósseis por seu papel na mudança climática. Muitos desses casos dependem dos próprios documentos internos da indústria que mostram como, há 40 anos, os pesquisadores previram o aumento das temperaturas globais com uma precisão impressionante. Mas, olhando para trás, muitos desses mesmos cientistas dizem que dificilmente eram delatores para derrubar o grande petróleo.

Posteriormente, alguns pesquisadores testemunharam perante o Congresso, usando seu conhecimento interno para destacar as maneiras como a indústria do petróleo enganou o público. Outros dizem que não hesitam em saber como os gigantes do petróleo conduziram suas pesquisas.

Poucos, entretanto, poderiam ter previsto a marca de seu trabalho na história, nos esforços para responsabilizar a indústria de combustíveis fósseis por nossa emergência climática. O Guardian rastreou três desses cientistas para ver como eles veem seu papel hoje.

Dr. Martin Hoffert, 83, físico e consultor da Exxon de 1981 a 1987

Quando comecei a trabalhar como consultor para a Exxon, já havia começado a entender que o clima da Terra seria afetado pelo dióxido de carbono. Havia apenas um pequeno número de pessoas no mundo trabalhando ativamente neste problema porque o sinal do aquecimento global ainda não havia se manifestado nos dados. Então, fui convidado a ingressar em um grupo de pesquisa na Exxon e uma das minhas condições para ingressar era que publicássemos nossa pesquisa científica em periódicos revisados por pares. Era um bando de geeks tentando descobrir como funciona a atmosfera planetária.

Estávamos fazendo um trabalho muito bom na Exxon. Tínhamos oito artigos científicos publicados em periódicos revisados por pares, incluindo uma previsão de quanto seria o aquecimento global devido ao acúmulo de dióxido de carbono 40 anos depois. Fizemos uma previsão em 1980 de qual seria o aquecimento atmosférico da queima de combustível fóssil em 2020. Previmos que seria de cerca de um grau Celsius. E é cerca de um grau Celsius.

Marty Hoffert: “Nunca imaginei como seria difícil convencer as pessoas”. Foto: Zack Wittman/The Guardian

Na verdade, nunca me ocorreu que isso se tornaria um problema político.

Eu pensei: “Faremos as análises, escreveremos relatórios, os políticos do mundo verão os relatórios e farão as mudanças apropriadas e transformarão nosso sistema de energia de alguma forma.” Eu sou um cientista pesquisador. No meu campo, se você descobre algo e acaba sendo válido, você é um herói. Não sabia como seria difícil convencer as pessoas, mesmo quando elas vissem evidências objetivas de que isso acontecesse.

Em 1980, havia um cara trabalhando para a Exxon e ele foi um dos inventores da bateria de lítio, que os carros elétricos usam agora. Esse cara ganhou o prêmio Nobel de química por seu trabalho com baterias de lítio. Imagine se a administração da Exxon tivesse levado nossa previsão a sério! Eles poderiam facilmente ter construído enormes fábricas para fazer baterias de lítio para facilitar a transição para carros elétricos. Em vez disso, eles demitiram esse cara. Eles encerraram todo o seu trabalho de energia. E eles começaram a financiar os negadores do clima.

Muitas vezes as pessoas me perguntam: “Quanto tempo nos resta antes de podermos evitar esse problema?” Não temos mais tempo. Já está acontecendo.

Ken Croasdale, 82, pesquisador e engenheiro da Imperial Oil de 1968 a 1992

Quando eu trabalhava para a Imperial Oil no final dos anos 1980, chefiava um pequeno grupo responsável pela pesquisa e desenvolvimento que estávamos fazendo em relação ao Ártico. Minha especialidade era construir estruturas offshore na região ártica. No início dos anos 90, fiz uma avaliação: se as temperaturas aumentassem no Ártico, o que poderíamos esperar em termos de condições de gelo e como essas mudanças influenciariam o modo como operamos?

“Não sinto que estou ajudando o império do mal. Não sinto vergonha.”

Eu estava olhando especificamente para operações offshore. Quando olhamos para estruturas de engenharia, estamos interessados em quão espesso é o gelo. Um dos problemas era: quanto mais fino o gelo poderia ser em um mundo em aquecimento? Como isso afetaria a maneira como projetamos nossas plataformas?

A pesquisa de clima não era um grande negócio para a empresa, naquela época. Havia muita incerteza, então as pessoas encolheriam um pouco os ombros. Você diria: “você precisa olhar para isso”, e eles diriam “talvez sim, talvez não.” Não era um grande problema naquela época.

Minha opinião pessoal é que as mudanças climáticas estão ocorrendo. Mas o principal motivador é a população e o consumo. Quando meu avô nasceu, a população mundial era de cerca de 1,3 bilhão. Quando nasci, eram 2,2 bilhões, e hoje são 7,5 bilhões. A ONU prevê uma população de cerca de 10 bilhões em 2055. Em minha opinião, este é o principal motor de tudo o que se relaciona com o agravamento do nosso meio ambiente.

Eu pessoalmente não tenho nenhum desconforto por ter trabalhado para as companhias de petróleo. Todas as pessoas com quem trabalhei eram tão honestas e éticas quanto as pessoas com quem trabalhei em outras organizações. Não sinto que estou ajudando o “império do mal” – não sinto vergonha. Estou apenas ajudando uma empresa que produz um produto que ainda é amplamente consumido em todo o mundo.

Steve Lonergan, 71, consultor da Exxon de 1989 a 1990

Eu estive envolvido em pesquisas sobre os impactos sociais e econômicos das mudanças climáticas no norte do Canadá no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Na época, não havia muitas pessoas fazendo esse tipo de trabalho. A Exxon Canada me perguntou se eu poderia fornecer uma avaliação de como isso afetaria suas operações no norte.

Steve Lonergan. Foto: Peter Lonergan

Os modelos eram, na melhor das hipóteses, regionais e só podiam fornecer projeções gerais sob diferentes níveis de dióxido de carbono ou CO2. Este era um grupo técnico e não tenho ideia se eles tiveram alguma influência na alta administração da Exxon. Alguns engenheiros estavam preocupados com a questão do aquecimento global. Se eles falaram, é outra questão.

A maioria dos cientistas da época aceitava que esses tipos de mudanças nas emissões de CO2 afetariam a temperatura e a precipitação. O público não, é claro, as indústrias não, e os governos em geral não. Mas a maior parte da comunidade científica foi quase unânime. Não era nada realmente novo para nenhum de nós.

Alguns engenheiros estavam preocupados com a questão do aquecimento global. Se eles falaram é outra questão.”

Naquela época, os modelos eram muito gerais, mas davam a sensação de que quanto mais ao norte você for, maior será o aquecimento. E a principal razão para isso é que o gelo vai derreter. A pergunta era: “O que isso significa em termos de permafrost? O que isso significa para a quebra do gelo? ”

Meu parceiro e eu estávamos interessados em observar não apenas a temperatura média ou a precipitação média, mas a variabilidade, os extremos. Começamos a tentar descobrir como poderíamos modelar extremos de temperatura e precipitação. Isso é importante para o norte porque há comunidades onde a refrigeração é apenas um engradado do lado de fora no inverno. Então você pode colocar carne de rena nela e ela congela naturalmente.

Mas se você chegar a extremos com temperaturas acima de zero em janeiro, isso representará um problema para o abastecimento de alimentos. Fizemos algumas modelagens e nossa conclusão foi que, se os níveis de CO2 dobrassem, a probabilidade era de 50% de que, em qualquer dia de janeiro, um lugar que normalmente tinha -32 graus ficaria na verdade acima de zero.

Seis ou sete anos depois, todos os dias durante duas semanas estavam acima do ponto de congelamento e toda a carne de rena descongelava. Eu não esperava que isso acontecesse tão rapidamente. Esse foi o maior choque.

Por muito tempo, não fui membro do Sierra Club ou da Western Canadian Wilderness Society e assim por diante, porque queria ser visto como um observador objetivo. Eu queria ser visto como alguém cuja defesa era por meio de pesquisas. A mudança climática é uma questão ambiental muito importante e, portanto, precisamos de boas pesquisas por trás dela.

Temos pessoas como Greta Thunberg e precisamos absolutamente deles. Mas também precisamos que a comunidade científica mostre as evidências de algumas das mudanças que estavam acontecendo. Esse é o papel que eu senti que desempenhei.

Esta história é publicada como parte da Covering Climate Now, uma colaboração global de veículos de notícias que reforçam a cobertura da história do clima


Leia ainda

A Exxon sabia da mudança climática há quase quarenta anos

Exxon na foz do Velho Chico: sem análise da revisão do EIA/RIMA pelo IBAMA

Canoa de Tolda formaliza ação para suspender audiência pública virtual sobre atividades da Exxon Mobil na foz do Velho Chico

MPF ajuíza ação para suspender audiência pública virtual sobre exploração de petróleo na foz do Velho Chico


Fontes: The Guardian


A publicação não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.