Postado emNotícias / Petróleo

Exxon na foz do Velho Chico: sem análise da revisão do EIA/RIMA pelo IBAMA

por Redação

O processo de licenciamento das operações da ExxonMobil na região costeira da foz do rio São Francisco segue seu curso sem que, até o momento, o órgão licenciador tenha apresentado sua análise de demanda de revisão de simulações de derramamento de óleo.


Ainda sem manifestação formal da parte do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis quanto à revisão do EIA – Estudo de Impacto Ambiental e do RIMA – Relatório de Impacto ao Meio Ambiente realizado pela ExxonMobil (no processo de licenciamento de atividades exploratórias de petróleo na zona costeira da foz do rio São Francisco), o processo de licenciamento está em andamento.

A solicitação partiu da Canoa de Tolda – Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco, que protocolou, em 07 de julho passado, um pedido de revisão das modelagens que simulavam deramamento de óleo cru no estuário e zona costeira da foz do São Francisco em razão de uso de vazões do rio hoje não mais observadas.

Na solicitação consta ainda a inclusão das áreas do canal da Parapuca e riachos da Praúna, Bagres e Mutuca, que não foram inseridos nas simulações, ainda que sejam enquadradas como zonas de impacto confirmado e de alta vulnerabilidade.

Em resumo, o resultado das simulações que prevalece até o momento para a implantação das atividades da ExxonMobil poderia ser considerado “otimista”, criando um ambiente de operações que envolveriam riscos significativos.

Desde a formalização da revisão o IBAMA, quando solicitado a apresentar seu parecer formal sobre a necessidade de novas modelagens e ampliação da área impactada, vem respondendo, sucessivamente, que a demanda se encontra em análise.

No entanto, em consulta ao SEI – Sistema Eletrônico de Informações do IBAMA para o processo específico da ExxonMobil foi verificada movimentação no processo, que vem sendo atualizada. Até o fechamento da matéria, a derradeira atualização no processo da ExxonMobil ocorreu ontem (14) sem que tenha sido registrado qualquer documento alusivo ao parecer do IBAMA.

Veja abaixo o extrato de movimentos mais recentes do processo da ExxonMobil no sistema do IBAMA

O processo da ExxonMobil no IBAMA. Reprodução: IBAMA
Todas as imagens do extrato: SEI/IBAMA.

Nota – O acesso ao sistema pode ser solicitado por qualquer pessoa interessada, através do sistema FalaBr (antigo E-Sic da CGU – Controladoria Geral da União) em cumprimento à LAI – Lei de Acesso à Informação.


Leia ainda

Exxon na foz do Velho Chico: IBAMA ainda em análise de revisão de licenciamento

ExxonMobil no Nordeste: dados, mapas e um perigoso plano em curso

Petróleo na foz do Velho Chico: Canoa de Tolda recorre da decisão da Justiça Federal

Petróleo na foz do Velho Chico: Justiça Federal mantém audiência pública virtual

Petróleo na foz do Velho Chico: demanda de revisão do licenciamento em análise, diz IBAMA


Fontes

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

ExxonMobil