por Shannon Hall | Scientific American

Uma nova investigação mostra que a empresa petrolífera entendeu a ciência antes que se tornasse um problema público e gastou milhões para promover a desinformação.

Este artigo foi publicado originalmente na Scientific American em 25/10/2015 e foi selecionado pelo InfoSãoFrancisco para a categoria Exxon na foz do Velho Chico em razão de sua pertinência com as atividades da petroleira na região costeira da foz do rio São Francisco.


A Exxon estava ciente da mudança climática já em 1977, 11 anos antes de se tornar um problema público, de acordo com uma investigação recente do InsideClimate News. Esse conhecimento não evitou que a empresa (agora ExxonMobil e a maior empresa de petróleo e gás do mundo) passasse décadas se recusando a reconhecer publicamente as mudanças climáticas e até mesmo promovendo desinformação climática – uma abordagem que muitos compararam às mentiras espalhadas pela indústria do tabaco em relação à saúde riscos de fumar. Ambas as indústrias estavam cientes de que seus produtos não permaneceriam lucrativos depois que o mundo entendesse os riscos, tanto que utilizaram os mesmos consultores para desenvolver estratégias de como se comunicar com o público.

Os especialistas, no entanto, não ficam terrivelmente surpresos. “Nunca foi nem remotamente plausível que eles não entendessem a ciência”, diz Naomi Oreskes, professora de história da ciência na Universidade de Harvard. Mas, ao que parece, a Exxon não apenas entendia a ciência, a empresa se engajou ativamente com ela. Nas décadas de 1970 e 1980, ela empregou cientistas renomados para analisar a questão e lançou seu próprio ambicioso programa de pesquisa que amostrou empiricamente o dióxido de carbono e construiu modelos climáticos rigorosos. A Exxon até gastou mais de US $ 1 milhão em um projeto de petroleiro que iria lidar com a quantidade de CO2 que é absorvido pelos oceanos. Era uma das maiores questões científicas da época, o que significa que a Exxon estava realmente conduzindo uma pesquisa sem precedentes.

Em sua investigação de oito meses, repórteres do InsideClimate News entrevistaram ex-funcionários da Exxon, cientistas e funcionários federais e analisaram centenas de páginas de documentos internos. Eles descobriram que o conhecimento da empresa sobre as mudanças climáticas remonta a julho de 1977, quando seu cientista sênior James Black transmitiu uma mensagem preocupante sobre o assunto. “Em primeiro lugar, há um consenso científico geral de que a maneira mais provável pela qual a humanidade está influenciando o clima global é através da liberação de dióxido de carbono da queima de combustíveis fósseis”, disse Black ao comitê de gestão da Exxon. Um ano depois, ele avisou a Exxon que dobrar os gases de CO2 na atmosfera aumentaria as temperaturas globais médias em dois ou três graus – um número que é consistente com o consenso científico de hoje. Ele continuou a advertir que “o pensamento atual sustenta que o homem tem uma janela de tempo de cinco a 10 anos antes do necessidade de decisões difíceis em relação às mudanças nas estratégias de energia pode se tornar crítica. ” Em outras palavras, a Exxon precisava agir.

Mas a ExxonMobil discorda de que qualquer uma de suas primeiras declarações foram tão rígidas, quanto mais conclusivas. “Não chegamos a essas conclusões, nem tentamos enterrá-lo como eles sugerem”, disse o porta-voz da ExxonMobil, Allan Jeffers, à Scientific American. “O que mais me choca é que já dissemos isso há anos, que estivemos envolvidos na pesquisa do clima. Esses caras descem e puxam alguns documentos que disponibilizamos publicamente nos arquivos e os retratam como uma espécie de denúncia de denunciante por causa da linguagem carregada e do uso seletivo de materiais. ”

Uma coisa é certa: em junho de 1988, quando o cientista da NASA James Hansen disse em uma audiência no Congresso que o planeta já estava esquentando, a Exxon permaneceu publicamente convencida de que a ciência ainda era controversa. Além disso, os especialistas concordam que a Exxon se tornou líder em campanhas de confusão. Em 1989, a empresa ajudou a criar a Coalizão Global do Clima (dissolvida em 2002) para questionar a base científica para a preocupação com as mudanças climáticas. Também ajudou a evitar que os EUA assinassem o tratado internacional sobre o clima conhecido como Protocolo de Kyoto em 1998 para controlar os gases de efeito estufa. A tática da Exxon não só funcionou nos EUA, mas também impediu que outros países, como China e Índia, assinassem o tratado. Nesse ponto, “muitas coisas se desfizeram”, diz Oreskes.

Mas os especialistas ainda estão montando o quebra-cabeça do equívoco da Exxon. No verão passado, a Union of Concerned Scientists divulgou uma investigação complementar à do InsideClimate News, conhecida como Climate Deception Dossiers (pdf). “Incluímos um memorando de uma coalizão de empresas de combustíveis fósseis, onde elas se comprometem basicamente a lançar um grande esforço de comunicação para semear dúvidas”, disse o presidente do sindicato, Kenneth Kimmel. “Há até uma citação nele que diz algo como‘ A vitória será alcançada quando a pessoa média não tiver certeza sobre as ciências climáticas ’. Portanto, é bastante severo.”

Desde então, a Exxon gastou mais de US $ 30 milhões em grupos de reflexão que promovem a negação do clima, de acordo com o Greenpeace. Embora os especialistas nunca sejam capazes de quantificar o dano que a desinformação da Exxon causou, “uma coisa é certa é que perdemos muito terreno”, diz Kimmell. Metade das emissões de gases de efeito estufa em nossa atmosfera foram liberadas depois de 1988. “Tenho que pensar que se as empresas de combustíveis fósseis tivessem sido francas sobre isso e tivessem sido parte da solução em vez do problema, teríamos feito muito progresso [hoje] em vez de dobrar nossas emissões de gases de efeito estufa. ”

Os especialistas concordam que o dano é enorme, e é por isso que eles estão comparando o engano da Exxon às mentiras espalhadas pela indústria do tabaco. “Acho que existem muitos paralelos”, diz Kimmell. Ambos semearam dúvidas sobre a ciência para seus próprios meios e trabalharam com os mesmos consultores para ajudar a desenvolver uma estratégia de comunicação. Ele observa, no entanto, que os dois divergem quanto ao tipo de dano causado. As empresas de tabaco ameaçavam a saúde humana, mas as empresas de petróleo ameaçavam a saúde do planeta. “É um dano de alcance global”, diz Kimmel.

Para provar isso, Bob Ward – que em nome da Royal Academy do Reino Unido enviou uma carta à Exxon em 2006 alegando que sua ciência era “imprecisa e enganosa” – acha que uma investigação completa é necessária. “Porque, francamente, o episódio com o tabaco foi provavelmente o episódio mais vergonhoso que alguém poderia imaginar”, diz Ward. Kimmell concorda. Esses motivos “realmente destacam a responsabilidade que essas empresas têm de confessar, reconhecer isso e trabalhar com todos os demais para cortar as emissões e pagar por parte dos custos que vamos arcar o mais rápido possível”, diz Kimmell.

Não parece, no entanto, que Kimmell receberá sua retribuição. Jeffers afirma que as descobertas da investigação são “patentemente falsas, enganosas e nós as rejeitamos completamente” – palavras que correspondem às alegações de Ward contra eles há quase uma década.

Shannon Hall é uma premiada jornalista científica freelance que mora nas Montanhas Rochosas. Ela se especializou em escrever sobre astronomia, geologia e meio ambiente.


Leia ainda

Exxon na foz do Velho Chico: sem análise da revisão do EIA/RIMA pelo IBAMA

Canoa de Tolda formaliza ação para suspender audiência pública virtual sobre atividades da Exxon Mobil na foz do Velho Chico

MPF ajuíza ação para suspender audiência pública virtual sobre exploração de petróleo na foz do Velho Chico


Fontes

Scientific American


A publicação não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.