por InfoSãoFrancisco
Setor elétrico vem reduzindo as vazões da UHE Xingó nos últimos dias, em oposição à anunciada elevação do volume de água a ser praticado.
Na manhã de domingo (05) a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco promoveu mais um pico mínimo extremo de vazões da UHE Xingó, ao praticar a descarga de 672,22 m³/s (seiscentos e setenta e dois metros cúbicos por segundo), ficando parte considerável do período matinal com patamares inferiores a 800 m³/s.
Cabe observar que, desde a madrugada do dia 03 de junho, as operações da UHE Xingó vêm produzindo descargas em franco declínio, mantendo uma crise hídrica localizada no Baixo São Francisco, em contraponto aos volumes de água em toda a bacia, extremamente favoráveis (ver quadro abaixo).
Para todos os efeitos, a LO – Licença de Operação da UHE Xingó, emitida pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em sua atualização, estabeleceu a vazão mínima de 700 m³/s.
O valor mínimo da atualização da LO da UHE Xingó foi possível a partir da retirada, pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da vazão mínima do rio São Francisco de 1.300 m³/s da atualização do PRHBSF – Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em 2016.
No fechamento da matéria eram disponibilizados os seguintes dados:
VU – Volumes Úteis nos reservatórios (para o dia 04 de junho)
Três Marias – 83,86%
Sobradinho – 99,56%
Itaparica – 94,0%
Equivalente da bacia (totalização dos três reservatórios acima) – 87,07 %
Vazões
Vazão defluente da UHE Sobradinho – 1.190,96 m³/s (dia 06 de junho)
Vazão defluente da UHE Xingó – 680,06 m³/s (dia 06 de junho).
Dados: ANA/SNIRH
Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS
Leia ainda
Contrariando anúncio de elevação, vazões da UHE Xingó seguem baixas
Baixo São Francisco tem pequena elevação de vazões: fim da condição de cheias
Peixes morrendo no Baixo São Francisco
CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.