Postado emNotícias / Hidrelétricas

Baixo São Francisco tem pequena elevação de vazões: fim da condição de cheias

Composição InfoSãoFrancisco com fotos: divulgação ONS, Edson Goes/InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Em razão do fim da condição de cheias, as vazões da UHE Xingó foram levemente aumentadas ontem (24) de modo a atender o planejamento do setor elétrico.


Através da Carta Circular SOO-025/2022 a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco comunicou que desde terça-feira (24) a UHE Xingó vem operando com descargas de 1.300 m³/s (hum mil e trezendos metros cúbicos por segundo) como valores médios.

A elevação, segundo a empresa, se dá em razão da situação dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica que “respectivamente com 99 %VU e 98 %VU (volume útil), viabilizando segurança hídrica para os usos múltiplos da água e, em especial, para a geração de energia ao longo do período seco.”

Veja abaixo a Carta Circular SOO-025/2022 na íntegra.

Reprodução: CHESF
Reprodução: CHESF

A CHESF cita ainda que o ONS – Operador Nacional do Sistema, através de sua carta CTA-ONS DGL0927/2022 de 24/05/2022, comunica o encerramento da condição de cheia na Bacia do Rio São Francisco e informa que a operação dos reservatórios seguirá conforme disposto na Resolução ANA No 2.081/2017.

Veja abaixo a carta CTA-ONS DGL0927/2022 de 24/05/2022 na íntegra.

Traíras aprisionadas em poças d’água. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco
Reprodução: ONS

No fechamento da matéria a vazão defluente da UHE Xingó era de 1.354,76 m³/s.

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS; IBAMA


Leia ainda

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.