Postado emNotícias / Hidrelétricas

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

por Carlos Eduardo Ribeiro Jr. | InfoSãoFrancisco

Tendo como justificativa chuvas na região do sub-médio São Francisco, setor elétrico anuncia mudança nos padrões de operações das UHE Sobradinho e UHE Xingó.


Na tarde de quarta-feira (20/04) a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco encaminhou comunicado formal sobre alteração nas vazões defluentes das UHE Sobradinho e UHE Xingó a partir de sexta-feira (22/04).

Segundo a empresa a mudança do padrão das descargas das usinas se deve à ocorrência de chuvas no sub-médio São Francisco.

É importante lembrar que, na data de ontem (20/04), os principais reservatórios da bacia se encontravam todos praticamente cheios:

Três Marias – 92,59%

Sobradinho – 100%

Itaparica – 89,55%

Veja abaixo a íntegra do comunicado da CHESF, Carta Circular SOO-023/2022.

Reprodução: CHESF

No fechamento da matéria a vazão da UHE Xingó se encontrava com descargas de 1.053,55 m³/s (hum mil e cinquenta e três metros cúbicos por segundo).

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco

Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao estilo do veículo. Nosso conteúdo não pode ser cortado, reduzido ou editado e nem retirado do contexto.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, e com os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem ser comercializadas.