Postado emNotícias / Hidrelétricas

Vazões no Baixo São Francisco despencam 754,42 m³/s em cinco horas e seguem abaixo de 1.000 m³/s

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

O setor elétrico cria uma situação de crise hídrica localizada no Baixo São Francisco ao reduzir drasticamente as descargas da UHE Xingó.


A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco reduziu significativamente as vazões no Baixo São Francisco conforme informado (através de mensagem de aplicativo de telefonia celular) para praticar a média diária de 1.100 m³/s (hum mil e cem metros cúbicos por segundo).

De acordo com a empresa, a redução das descargas da UHE Xingó se deve a determinação do ONS – Operador Nacional do Sistema.

Com esse volume de água correndo a jusante do barramento, temos uma configuração semelhante à então situação extraordinária de 2015 – com as vazões reduzidas a partir de 2013 com as Autorizações Especiais do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – quando o IBAMA emitiu a Autorização Especial 05/2015 que permitiu a operação da UHE Xingó com 900 m³/s.

Veja o gráfico animado com a redução profunda das descargas da UHE Xingó entre as 22:00 hs de ontem (02) e essa madrugada.

Às 09:00 hs de hoje, a vazão chegou abaixo de 1.000 m³/s, com o valor de 981,87 m³/s. O patamar inferior a 1.000 m³/s vem sendo mantido desde então.

No fechamento da matéria a UHE Xingó operava com defluência de 945,78 m³/s.

Reprodução: ANA/SNIRH

A situação imposta aos ecossistemas aquáticos e populações do Baixo São Francisco poderia ser qualificada como uma crise hídrica localizada, como apresentado pelo InfoSãoFrancisco em maio passado , situação que foi agravada em junho, quando foram praticadas vazões abaixo de 700 m³/s.

Amparo legal

A manobra realizada pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, para todos os efeitos, é amparada pela atualização da LO – Licença de Operação da UHE Xingó. A LO emitida pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em junho de 2021 estabeleceu como descargas mínimas o valor de 700 m³/s.

As descargas nesta faixa eram, até então, praticadas sob o regime das Autorizações Especiais, concedidas a partir de 2013 durante a chamada crise hídrica da bacia.

O padrão de quantidades ínfimas de água alocada para o Baixo São Francisco só pode ser regulamentado após o CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, ao atualizar o PRHBSF – Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em 2016, ter retirado a restrição de vazão mínima de 1.300 m³/s do primeiro Plano de Recursos Hídricos.

Ao suprimir a restrição dos 1.300 m³/s de vazão mínima, o CBHSF também permitiu a elaboração e publicação, pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, da Resolução ANA 2081/2017, voltada exclusivamente para atender ao setor elétrico, sem qualquer componente ambiental.

Cabe lembrar que até dezembro de 2019, como publicou o InfoSãoFrancisco, ainda vigorava a Autorização Especial 12/2017 que autorizava a UHE Xingó operar com vazões mínimas de 550 m³/s.

Fontes: ANA/SNIRH


Leia ainda

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012

Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho

Chuvas em Pernambuco fazem o rio Ipanema desaguar no Velho Chico

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.