Postado emNotícias / Hidrelétricas

Sobradinho com 100% mas Baixo São Francisco sob crise hídrica localizada

por InfoSãoFrancisco

A situação hidrológica da bacia hidrográfica do rio São Francisco permanece extremamente favorável, com os volumes dos reservatórios próximos da capacidade máxima, o que não impede o setor elétrico de seguir com a imposição de escassez de água ao Baixo São Francisco.


O Baixo São Francisco, na manhã de domingo (22), foi cenário de um quadro do passado recente quando ocorreu mais uma situação de descargas mínimas da UHE Xingó: às 09:00 hs foi registrada a vazão mínima de 620,96 m³/s (seiscentos e vinte metros cúbicos por segundo).

A linha vermelha (adicionada pelo InfoSãoFranicisco) é a vazão média definida pelo ONS para o mês de maio no início do mês. Gráfico: ANA/SNIRH

A redução brusca das descargas operadas pelo barramento ocorreu sem aviso prévio e segue o padrão de ampla variação diária que vem sendo aplicado ao Baixo São Francisco, com inúmeros impactos nos ecossistemas, como o aprisionamento e morte de peixes em poças de água no leito secado do rio.

Traíras aprisionadas em poças d’água. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco

O patamar de vazão mínima praticada no domingo é um valor similar ao aplicado em 2017, na chamada crise hídrica na bacia hidrográfica do rio São Francisco quando, no mês de maio, o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis publicou a Autorização Especial no. 011/2017 que permitiu à CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco operar com vazão mínima de 600 m³/s.

Naquele mês de maio de 2017 o volume do reservatório de Sobradinho era de 13,18%.
No dia 20 de maio de 2022 o site da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico registrou o volume de Sobradinho em 100%.

Nos gráficos abaixo é possível o conhecimento da evolução dos volumes registrados em Sobradinho, desde maio de 2013, e sua contraposição às vazões médias da UHE Xingó no mesmo período.

No gráfico acima, uma sobreposição das linhas que representam os volumes do reservatório de Sobradinho e as vazões da UHE Xingó. Deve ser considerado o período da chamada crise hídrica pós 2012 que levou às chamadas vazões reduzidas (em relação à vazão mínima de restrição de 1.300 m³/s estabelecida pelo Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e retirada, quando da atualização do plano, em 2016 pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco).

Veja vídeo com gráfico animado dos volumes de Sobradinho

No fechamento da matéria, os volumes nos principais reservatórios da bacia eram:

Três Marias – 85,52%

Sobradinho – 100,00%

Itaparica – 98,00%

Equivalente (toda a bacia) – 87,87%

No fechamento da matéria a vazão defluente da UHE Xingó era de 991,96 m³/s.

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS; IBAMA


Leia ainda

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.