Postado emNotícias / Hidrelétricas

Vazão no Baixo São Francisco chega aos 4.000 m³/s

Uma paisagem essencial: o rio com um pouco mais de água. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr./InfoSãoFrancisco

por Carlos Eduardo Ribeiro Jr. | InfoSãoFrancisco

Confirmando a programação de aumento das descargas da UHE Xingó em razão das chuvas no alto São Francisco, na tarde de hoje (24) as vazões no Baixo São Francisco atingiram a marca de 4.000 m³/s (quatro mil metros cúbicos por segundo).


Com as chuvas que caíram no Alto São Francisco no final de dezembro passado e início de janeiro, ocorreu a afluência de grandes volumes de água no reservatório da UHE Três Marias e incremento dos volumes de afluentes também naquela região, como o rio Paracatu, em Minas Gerais. A situação levou a ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a estabelecer a Situação de Cheias para a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

No último dia 11 deste mês, a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, através de sua Carta Circular SOO-004/2022 adotou o procedimento determinado pelas Regras para o Controle de Cheias produzidas pelo ONS – Operador Nacional do Sistema, com o aumento de vazões das UHEs Sobradinho, Itaparica e Xingó de modo a manter o volume de espera (para a afluência maior de águas vindas do Alto São Francisco) nos reservatórios de Sobradinho e Itaparica.

A tabela das variações progressivas de vazão. Reprodução: CHESF

Veja abaixo a animação do hidrograma com a evolução das vazões da UHE Xingó desde o dia 11, quando foi feito a comunicação do aumento gradual das descargas do barramento.

Ainda nesta manhã, a CHESF encaminhou a Carta Circular SOO-010/2022 onde confirma a manutenção das descargas da UHE Xingó até 1º. de fevereiro próximo, que pode ser lida na íntegra abaixo.

Reprodução: CHESF

Amanhã, dia 25, a ANA promoverá a 1ª reunião em 2022 da Sala de Crise da Cheia na bacia do rio São Francisco que pode ser acompanhada, pelo Youtube, no link https://youtu.be/DG-zdx0UaE4.

No fechamento da matéria a vazão da UHE Xingó era de exatos 4.134,14 m³/s.


Leia ainda

Bacia do São Francisco tem Situação de Cheia declarada

Vazões de Xingó aumentam para garantir volume de espera em Itaparica

Estado de Sergipe sem plano de emergência para o Baixo São Francisco

Redução de vazão do São Francisco em nova Licença de Operação da UHE Xingó ausente da mídia

Velho Chico sem proteção: IBAMA “atualiza” Licença de Operação da UHE Xingó e reduz vazão para 700 m³/s


Fontes: CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco; ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos; ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico


Sobre o autor

Carlos Eduardo Ribeiro Junior

Co-criador do InfoSãoFrancisco e coordenador do projeto.