Postado emNotícias / Hidrelétricas

Vazões de Xingó aumentam para garantir volume de espera em Itaparica

Composição imagem acervo InfoSãoFrancisco e reprodução CHESF.

por Carlos Eduardo Ribeiro Jr. | InfoSãoFrancisco

Desde o dia 05, em manobra que segue as regulações de operações de barramentos no rio São Francisco, as descargas da UHE Xingó foram levemente aumentadas para garantir volume de espera no reservatório da UHE Itaparica.


Na tarde do dia 04 de janeiro a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, através de sistema de aplicativo de redes sociais, divulgou mensagem comunicando sobre a mudança das vazões médias da UHE Xingó que passariam de 800 m³/s (oitocentos metros cúbicos por segundo) para 1.200 m³/s, o que significa um pouco a mais de água para o Baixo São Francisco que não implica, ainda assim, em mudanças no quadro crítico vivido pelas populações da região.

Reprodução: Redes sociais

Porém, logo em seguida, no dia 05, a manobra apresentada no dia 04 seria substituída por outra, conforme nova mensagem da CHESF que já anunciava redução das descargas da UHE Xingó para 1.000 m³/s.

Reprodução: Redes sociais

Em ambos os casos, as mudanças nas descargas dos barramentos tinham como objetivo proporcionar a garantia do chamado volume de espera no reservatório da UHE Itaparica, o que pode ser melhor entendido no infográfico abaixo.

Reprodução: ONS – Operador Nacional do Sistema

A manutenção do volume de espera é determinante – no período úmido, com as chuvas mais intensas no Alto São Francisco – e preventiva em caso de maiores afluências no reservatório de Sobradinho, o que vem ocorrendo no últimos dias.

Não deve ser omitido que é desconhecido, para o Baixo São Francisco, um plano emergencial integrado para atender à grande população que seria impactada em caso de eventos extremos (enchentes).

De acordo com dados a ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, os volumes de Sobradinho e Itaparica, até o dia 05 passado (dados obtidos em acesso hoje, 07/01/222), estavam em 55,66 % e 58,58% respectivamente.

Reprodução: ANA

Ainda na tarde de ontem a CHESF encaminhou a Carta Circular SOO-003/2022 onde fornece um pouco mais de informações sobre as operações das UHEs Sobradinho e Xingó para os próximos dias.

Reprodução: CHESF


Leia ainda

Estado de Sergipe sem plano de emergência para o Baixo São Francisco

Redução de vazão do São Francisco em nova Licença de Operação da UHE Xingó ausente da mídia

Velho Chico sem proteção: IBAMA “atualiza” Licença de Operação da UHE Xingó e reduz vazão para 700 m³/s

ANA aprova Plano de Contingência para promover a recuperação de reservatórios


Fontes: CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco; ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos


Sobre o autor

Carlos Eduardo Ribeiro Junior

Co-criador do InfoSãoFrancisco e coordenador do projeto.