Postado emNotícias / Hidrelétricas

Setor elétrico reduzirá vazões nos Sub-médio e Baixo São Francisco a partir de sexta-feira (03)

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Operações das usinas de Sobradinho e Xingó seguirão novos padrões de redução das descargas ainda nesta semana (sexta-feira, 03), em razão de mudanças nos volumes de espera de seus reservatórios.


No início da tarde de hoje, a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco emitiu a Carta Circular SOO-008/2023 comunicando reduções nas descargas das usinas de Sobradinho e Xingó para o padrão de 3.000 m³/s (três mil metros cúbicos por segundo) em ambas os barramentos a partir de segunda feira próxima, dia 06.

Segundo a empresa, a mudança na hidrologia dos Submédio e Baixo São Francisco se deve à determinação do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, que revisou os volumes de espera dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica.

A redução das vazões terá início a partir da sexta-feira próxima, dia 03, sendo iniciada com a hidrelétrica de Xingó terá descargas rebaixadas para 3.500 m³/s.

A usina de Sobradinho terá suas descargas reduzidas a partir de domingo, dia 04.

Veja abaixo os comunicado da CHESF e do ONS na íntegra.

Reprodução: CHESF

Fontes: CHESF; ONS


Leia ainda

Apagão de dados de vazões da hidrelétrica de Xingó chega a 24 horas

Apagão de dados impede acompanhamento de vazões da hidrelétrica Xingó

Ano novo a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco

Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.