Postado emNotícias / Acesso à informação

Apagão de dados impede acompanhamento de vazões da hidrelétrica Xingó

Ilustração InfoSãoFrancisco. Foto: divulgação CHESF

por InfoSãoFrancisco

O indispensável serviço que disponibiliza publicamente dados telemétricos com as vazões instantâneas na principal estação do barramento tem sua principal estação fora do ar desde a tarde do dia 03 de janeiro, prejudicando o conhecimento das vazões defluentes imediatamente abaixo de Xingó.


Não é novidade o problema de falta de dados de vazões da hidrelétrica de Xingó no SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, plataforma de dados gerenciada pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

O ano de 2023 tem início com mais um episódio de carência de dados essenciais para o acompanhamento, pela sociedade, das operações da hidrelétrica de Xingó, operada pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.

Desde as 16:00 hs do dia 03 de janeiro que os dados de vazão de Xingó, mais precisamente da estação 49340080 UHE Xingó Barramento não estão sendo atualizados prejudicando o conhecimento das vazões praticadas.

A estação UHX Xingó Barramento, localizada ao pé da estrutura, produz dados que traduzem a vazão defluente instantânea (com atualizações a cada hora redonda) das operações em curso.

Situação de dados disponíveis na estação hoje (04) às 08:00 hs. Reprodução: SNIRH

Trata-se de uma estação estratégica uma vez permite o melhor conhecimento das manobras do setor elétrico relacionadas à água destinada ao Baixo São Francisco.

O problema ocorre justamente quando o setor elétrico está mantendo um padrão de operações de barramentos que, com descargas muito baixas, impõem uma penúria hídrica ao Baixo Rio São Francisco, estando os reservatórios de Sobradinho e Itaparica com armazenamentos em 71,16% e 58% (dados dia 04/01) respectivamente.

No entanto, a água disponibilizada neste momento ao Baixo São Francisco obedece a padrões de vazões baixas, situação que se agrava nos finais de semana e feriados.

Uma observação mais atenta e comparativa no gráfico, comparando dados de vazão e nível da água, permite verificar que esta última classe de dados está disponível, como pode ser visto na imagem abaixo.

O problema de apagão de dados de vazão da hidrelétrica Xingó também é verificado no site da CHESF onde

Também no site da CHESF, em sua página Gestão de Recursos Hídricos, da mesma forma não estavam disponíveis as tabelas com as vazões da UHE Xingó devidamente atualizadas. As informações disponíveis constam apenas até o dia 01 de janeiro, como pode ser observado na figura abaixo.

Página de dados de vazões da CHESF em 04 de janeiro. Reprodução: CHESF

Deve ser observado que os dados da estação 49705000 (operada pela CPRM – Serviço Geológico do Brasil) Propriá estavam sendo produzidos. No entanto, esta estação, por estar consideravelmente a jusante de Xingó (a cerca de 82 km da foz do rio São Francisco), sofre influência de outros aportes, inclusive de águas subterrâneas, o que “mascara” a vazão real do barramento (esta, determinada pelas regras, restrições e condicionantes da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Hidrograma da estação Propriá em 04/01 às 08:00 hs. Gráfico: SNIRH

A estação Propriá está operando com fornecimento de dados sem interrupção, porém com possíveis anomalias na captação das informações hidrológicas, em razão da bizarra curva observada no gráfico abaixo, incompatível com a sinuosidade mais suave habitual, por força do distanciamento da estação em relação a Xingó.

O InfoSãoFrancisco realizou manifestação sobre a ocorrência do problema à ANA que está analisando o caso para a tomada das devidas providências.

No fechamento da matéria a estação 49340080 UHE Xingó Barramento e o site da CHESF ainda tinham problemas descritos na matéria sem atualização dos dados.

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Ano novo a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco

Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.