Postado emNotícias / Hidrelétricas

Regras de Operação de Controle de Cheias em vigor

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Com a configuração, pelo setor elétrico, da condição de cheia para a bacia do rio São Francisco, as operações de barramentos e gestão dos reservatórios estão definidas por regras elaboradas pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico.


Com a bacia do São Francisco em condição de cheia, a partir da emissão da CTA ONS DGL 0047 2023 pelo ONS, as operações de barramentos, tendo como prioridade o controle do volume de espera, estão sob a coordenação integral do setor elétrico.

Tais operações seguem as Regras de Operação de Controle de Cheias que podem ser conhecidas e descarregadas na íntegra abaixo:

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS


Leia ainda

Apagão de dados de vazões da hidrelétrica de Xingó chega a 24 horas

Apagão de dados impede acompanhamento de vazões da hidrelétrica Xingó

Ano novo a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco

Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.