por InfoSãoFrancisco
Em contraposição ao comunicado do dia 28 de maio, as descargas do barramento estão sendo mantidas significativamente abaixo do patamar anunciado.
No dia 28 de maio, sábado, a a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco comunicou que seria realizada a elevação das descargas da UHE Xingó da média de 1.300 m³/s (hum mil e trezentos metros cúbicos por segundo) para 1.600 m³/s a partir de domingo (29).
O anúncio foi realizado através de mensagem via telefonia celular.
Segundo a empresa, o aumento das vazões para o Baixo São Francisco seria o atendimento ao planejamento do ONS – Operador Nacional do Sistema, órgão que coordena o SIN – Sistema Interligado Nacional de geração e distribuição de energia.
Até o momento estão sendo verificadas descargas da UHE Xingó (de acordo com dados da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, via seu portal do SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos) majoritariamente abaixo dos anunciados 1.600 m³/s. No domingo, às 22:00 hs, foi registrado uma máxima de 2.191,26 m³/s, o que é algo próximo às vazões verificadas até 2012, seguindo o estabelecido com a entrada de operação da UHE Sobradinho em 1979/80 de 2.060 m³/s.
No fechamento da matéria eram disponibilizados os seguintes dados:
VU – Volumes Úteis nos reservatórios (para o dia 31 de maio)
Três Marias – 84,31%
Sobradinho – 97,71%
Itaparica – 96,9%
Equivalente da bacia (totalização dos três reservatórios acima) – 87,31 %
Vazões
Vazão defluente da UHE Sobradinho – 1.177,64 m³/s (dia 01 de junho)
Vazão defluente da UHE Xingó – 1.268,46 m³/s (dia 01 de junho).
Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS
Leia ainda
Baixo São Francisco tem pequena elevação de vazões: fim da condição de cheias
Peixes morrendo no Baixo São Francisco
CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.