Postado emNotícias / Hidrelétricas

Comitê da bacia relaciona enchentes em cidades ribeirinhas à maiores vazões do rio, ainda baixas

por InfoSãoFrancisco

Em nota de solidariedade às vítimas de enchentes em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o órgão do sistema de gestão das águas do Velho Chico cita que o rio sofrendo elevação de seu nível, provocando impactos, quando o setor elétrico mantém vazões reduzidas no Baixo São Francisco.


No dia 30 de maio o CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco publicou nota de solidariedade para com populações atingidas pelas enchentes provocadas pelas fortes e recentes chuvas em Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Na nota, o órgão menciona ainda a situação de situações das calamidades em cidades ribeirinhas do Baixo São Francisco, como Penedo, mencionando que “nível de água do Rio São Francisco também tem aumentado consideravelmente, provocando enchentes em cidades como Penedo, em Alagoas, dentre outras.”

Vazões no Baixo São Francisco permanecem baixas em contraposição

Consultando os hidrogramas da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, pode ser constatado que na verdade o padrão de vazões a jusante da UHE Xingó estão consideravelmente baixos (sobretudo em comparação com a situação dos volumes dos reservatórios da bacia – ver quadro abaixo) desde o início do mês, com o barramento operando com descargas inferiores a 1.800 m³/s (hum mil e oitocentos metros cúbicos por segundo) na maior parte do tempo.

Hidrograma do mês de maio de 2022 mostrando que as vazões estão seguindo baixas, sob a marca dos 2.060 m³/s. Reprodução: ANA/SNIRH
Hidrograma dos últimos seis meses, mostrando a elevação das vazões no início de 2022 e a considerável redução, significativamente abaixo de 2.060 m³/s desde meados de março. Gráficos – Reprodução: ANA/SNIRH

Para efeitos de informação, as vazões regularizadas no Baixo São Francisco desde a construção da UHE Sobradinho, em 1979/80 eram de 2.060 m³/s (dois mil e sessenta metros cúbicos por segundo), estabelecendo a cota das captações dos perímetros irrigados das várzeas da Itiuba, Boacica, Marituba em Alagoas e Propriá, Pindoba, Betume, em Sergipe.

No fechamento da matéria eram disponibilizados os seguintes dados:

VU – Volumes Úteis nos reservatórios (para o dia 31 de maio)

Três Marias – 84,31%

Sobradinho – 97,71%

Itaparica – 96,9%

Equivalente da bacia (totalização dos três reservatórios acima) – 87,31 %

Vazões

Vazão defluente da UHE Sobradinho – 1.192,58 m³/s (dia 01 de junho)

Vazão defluente da UHE Xingó – 1790,3 m³/s (dia 01 de junho).

Fontes: CSFBH; ANA/SNIRH


Leia ainda

Contrariando anúncio de elevação, vazões da UHE Xingó seguem baixas

Baixo São Francisco tem pequena elevação de vazões: fim da condição de cheias

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.