Postado emNotícias / Hidrelétricas

Baixo São Francisco é inundado por fake news sobre enchentes

Uma enchente de notícias falsas. Ilustração: InfoSãoFrancisco

por Carlos Eduardo Ribeiro Jr. | InfoSãoFrancisco

Com chuvas no Alto São Francisco e aumento das vazões na região, a exuberância do Velho Chico com mais água é mal utilizada: está valendo a desinformação que alaga o vulnerável espaço que deveria ser preenchido por informações adequadas vindas dos entes da gestão das águas do rio, estados e municípios.


Nos últimos dias, as nascentes de notícias falsas produziram volume e ocuparam as redes sociais com jorros de conteúdos sobre uma grande enchente que estaria chegando ao Baixo São Francisco. Vídeos com barragens espumantes e falas como “cidades que estão prestes a se alagar” foram a tônica da informação mal conduzida.

Fig. 01 – Imagem de vídeo onde “a represa de Três Marias” estaria “sem controle”. O áudio (ver abaixo) procura “alertar” o Baixo São Francisco. Reprodução: Whatsapp

Aparentemente do gosto do público, as falas ansiosas e anunciadoras de catástrofes nos áudios e os vídeos que são potencializados por alarmados narradores, que nunca “viram tanta água” vão sendo encaminhados com crescente frequência e dominam a troca de desinformação.

O áudio abaixo, narrado por um cidadão muito provavelmente no Baixo São Francisco, uma vez que cita localidades e cidades com boa precisão, é um bom exemplo de como são construídas as histórias que, espalhadas como uma epidemia, passam a fazer parte dos temas elencados como de primeira relevância pelos grupos que os aceitam e colaboram para seu espalhamento.

Notícia falsa: alarme de enchente no Baixo São Francisco

O comportamento de grupos sociais que leva à propagação de notícias desonjuntadas não é novo, muito provavelmente tenderá a crescer e não é devidamente enfrentado – através da boa, acessível e permanente comunicação sobre as operações de barramentos e temas relacionados – não só pelos entes do sistema de gestão das águas do Velho Chico, mas também pelos estados de Alagoas, Sergipe e seus respectivos municípios ribeirinhos.

Fig. 02. O mesmo vídeo da fig. 01, porém com outro áudio, já narrado por alguém na cidade de Barra, na Bahia. Reprodução: Whatsapp

Com a a facilidade de acesso ao circuito das redes sociais, sobretudo o aplicativo Whatsapp, largamente utilizado no Baixo São Francisco, seria difícil considerar que os gestores das águas e território do Velho Chico não teriam conhecimento do teor do que é precariamente disseminado.

Seja o que for, não é verificada pela sociedade uma contrainformação oficial saudável, precisa, objetiva, ampla, que daria o contra peso – ao menos em parte – à corrente da desinformação.

Sem informações para o grande público afetado

Os sites de órgãos e estados diretamente relacionados ao cotidiano do São Francisco, visitados hoje (07/01/2022), não apresentam informações objetivamente esclarecedoras sobre a relação da hidrologia no Alto São Francisco e suas implicações com o Baixo e as manobras que estão sendo realizadas nos barramentos de Sobradinho e Itaparica.

Página de entrada do site da ANA. Reprodução: ANA

A página de entrada do site da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico não contém, no momento, qualquer notícia relacionada às manobras dos barramentos e o aumento das vazões no Alto São Francisco. A subpágina voltada para o acompanhamento hidrológico do São Francisco, a Sala de Situação, é tão somente um local para obtenção de dados, cumpre tal papel, sem ter, no entanto, características da necessária comunicação acessível a qualquer público.

Página de entrada do site da CHESF. Reprodução: CHESF

Também na página da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a mesma situação. Em sua página interna Gestão de Recursos Hídricos há a apresentação das vazões das UHEs na bacia do São Francisco operadas pela empresa.

Página de entrada do site do CBHSF. Reprodução: CBHSF

O padrão de ausência de notícias e informações sobre o tema desta notícia é também seguido pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Ainda menos esclarecedor é o espaço do site que se propõe a disponibilizar o Monitoramento das Vazões do Rio São Francisco num formato ainda com ainda menos acessibilidade. É apenas uma reunião de acessos (imagens com links associados).

Ao fazer o acesso na imagem da ANA, que tem formato maior que as demais, talvez para induzir o clique, a pessoa é conduzida ao sítio do SIN – Sistema Interligado Nacional que disponibiliza dados de vazões médias do dia anterior fornecidos pelo ONS – Operador Nacional do Sistema (o ente máximo do setor elétrico).

Página de entrada da SEMARH de Alagoas. Reprodução: Governo de Alagoas

Tanto os estado de Alagoas (exemplo da página acima), como o de Sergipe (abaixo), também parecem entender que o tema de operações de barramentos não é relevante para suas populações no Baixo São Francisco. Ambos os sites não apresentam notícias recentes ou informações bem preparadas sobre o assunto.

Página de entrada do portal de recursos hídricos do governo de Sergipe. Reprodução: Governo de Sergipe

Não seria leviano considerar que o problema de aceitação de notícias sem bases técnica, documental, ou de fontes oficiais seria favorecido pelo fato de que, até o presente, não são conhecidos planos emergenciais integrados (não haveria como separar as ações entre os estados de Sergipe e Alagoas) em caso de eventos extremos.

Planos que determinariam ações de prevenção, resposta e reparação dos impactos de uma enchente de grande magnitude sobre uma grande população que se sentiria entregue à própria sorte, desamparada, vivendo a jusante de grandes barramentos que são determinantes para o comportamento do Velho Chico em seu trecho baixo.


Leia ainda

Vazões de Xingó aumentam para garantir volume de espera em Itaparica

Estado de Sergipe sem plano de emergência para o Baixo São Francisco

Redução de vazão do São Francisco em nova Licença de Operação da UHE Xingó ausente da mídia

Velho Chico sem proteção: IBAMA “atualiza” Licença de Operação da UHE Xingó e reduz vazão para 700 m³/s


Fontes: CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco; ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos


Sobre o autor

Carlos Eduardo Ribeiro Junior

Co-criador do InfoSãoFrancisco e coordenador do projeto.