por InfoSãoFrancisco
O setor elétrico acaba de declarar, ao final da tarde de hoje, a condição de cheia para a bacia hidrográfica do rio São Francisco com a adoção imediata de elevação de vazões progressivas nos sub-médio e baixo São Francisco.
O ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, no final da tarde desta sexta-feira (06) declarou Condição de Cheia na Bacia do São Francisco – 2023.
O comunicado CTA-ONS DGL 0047/2023 pode ser visto abaixo em sua íntegra
No anexo do comunicado do ONS, abaixo, pode ser observada a condição de ATENÇÃO na operação do reservatório de Itaparica ( originalmente marcado em amarelo, com realce vermelho nosso).
Observar ainda no anexo, a classificação B, da faixa de ATENÇÃO, que significa que há ocupação do volume de espera e que estão sendo realizadas as operações para a desocupação do mesmo (através de maiores descargas do barramento, não necessariamente gerando energia) nos próximos dias (não havendo mudança no quadro de afluências de vazões dos Alto e Médio São Francisco).
Em seguida ao comunicado do ONS, também a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco emitiu comunicado anunciando a adoção de operações dos barramentos de Sobradinho e Xingó (Itaparica segue o mesmo padrão de Sobradinho) de modo a desocupar o volume de espera no reservatório de Itaparica.
O comunicado da CHESF (Carta Circular SOO-003/2023 pode ser lido na integra abaixo:
Atenção: a vazão da hidrelétrica de Xingó na faixa de 3.000 m³/s não se trata de padrão de cheias, cabe lembrar. É exatamente a descarga máxima turbinada do barramento, com as 6 máquinas em operação (cada qual lançando 500 m³/s), modelo operacional já praticado inúmeras vezes desde a sua entrada em operação, em 1994.
COMO SE FORMAM CHEIAS, VOLUME DE ESPERA. ENTENDA O QUE SÃO
Entenda como se formam as cheias na bacia hidrográfica do rio São Francisco no infomapa elaborado pelo InfoSãoFrancisco, mostrando que são inúmeras as variáveis de aporte de água ao longo da bacia que podem ou não ocorrer tanto isolada como simultaneamente.
Na imagem abaixo é possível entender o que é Volume de Espera, como bem explica um estudo da USP – Universidade de São Paulo, “o volume de espera, ou volume para controle de cheias, corresponde à parcela do volume útil do reservatório destinada ao amortecimento de ondas de cheia, visando ao atendimento às restrições de vazão de jusante.
Estas restrições são, em geral, ditadas pela capacidade da calha do canal de jusante e pelo não comprometimento da infraestrutura existente, como pontes, rodovias ou áreas urbanas.
O volume de espera é variável de acordo com a época do ano, uma vez que a
probabilidade de ocorrência de precipitações intensas varia ao longo do período
hidrológico.
É importante ter o conhecimento de que a vazão máxima autorizada pelas regras de operações das hidrelétricas de Sobradinho e Xingó é de 8.000 m³/s (oito mil metros cúbicos por segundo).
Porém, podem ocorrer situações de eventos extremos, cheias muito intensas, onde as vazões poderão ser bem maiores, a exemplo do que ocorreu em 1979/80 (com vazões registradas em Pão de Açúcar da ordem de 13.637 m³/s.
VOLUMES E VAZÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO
VU – Volumes Úteis nos reservatórios (para o dia 05 de janeiro)
Três Marias – 66,93 %
Sobradinho – 74,10%
Itaparica – 57,0%
Equivalente da bacia (totalização dos três reservatórios acima) – 66,26 %
Dados (no fechamento da matéria): ANA/SNIRH
Fontes: CHESF; ANA/SNIRH; ONS
Leia ainda
Apagão de dados de vazões da hidrelétrica de Xingó chega a 24 horas
Apagão de dados impede acompanhamento de vazões da hidrelétrica Xingó
Ano novo a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco
Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.