Postado emNotícias / Geotecnologias

“Ver no Google Maps”, diz município de Igreja Nova, AL, quando solicitado a apresentar mapas municipais

por InfoSãoFrancisco

Prefeitura Municipal de Igreja Nova, município alagoano que foi atingido pelo desastre do alagamento da várzea da Boacica, diz não ter informações cartográficas municipais solicitadas.


Ao final de maio e inicio de junho passados o município alagoano de Igreja Nova fez face ao desastre socioambiental provocado pelo alagamento da várzea do Boacica, um dos perímetros irrigados da Codevasf no Baixo São Francisco.

A inundação da grande várzea provocou graves problemas para as populações dos interiores do município, que viram-se isoladas, sem estradas, sem fornecimento de água potável, energia, problemas de abastecimento de alimentos e risco de epidemias de doenças infecto contagiosas.

Em seguida ao evento, o InfoSãoFrancisco encaminhou solicitação de acesso à informação ao município através do FalaBr (antigo E-Sic), protocolada sob o no. 01095.2022.000004-80.

Foram feitas as solicitações:

1- Cópia atualizada do mapa político/infraestrutura do município de Igreja Nova – localizações de sede e povoados, vias de acesso;

2- Cópia atualizada do mapa relativo ao uso do solo do município de Igreja Nova

Resposta da Prefeitura Municipal de Igreja Nova:

O município não contem esses dados, com isso, vossa senhoria deverá se basear por mapas disposto na rede mundial de computadores, tal como google maps.”

O município de Igreja Nova, AL, segundo o Google Maps. Um grade vazio. Reprodução: Google Maps.

Recapitulando o desastre da várzea da Boacica

Com as chuvas intensas no Baixo São Francisco que ocorreram entre o final de maio último e início de junho, as principais várzeas da região, isoladas do rio São Francisco pelos diques artificiais dos perímetros irrigados da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba tiveram acúmulo significativo de água.

A várzea da Boacica, que abrange territórios dos municípios alagoanos de Penedo e Igreja Nova, foi particularmente afetada pelo alagamento que provocou um desastre humanitário de grandes dimensões, com populações isoladas, sem abastecimento de água, energia elétrica e submetidas à insalubridade de águas contaminadas.

Sem dispositivos para escoamento da água em sua estrutura, o dique da várzea – construído pela Codevasf para o controle de drenagem do perímetro irrigado – foi rompido (no dia 04 de junho) para permitir o rebaixamento de nível.

A intervenção no dique colocou os povoados penedenses do Catrapó e Marizeiro 3 em risco de alagamento, o que levou a Prefeitura Municipal de Penedo a realizar a remoção de diversas famílias.

Fontes: Prefeitura Municipal de Igreja Nova


Leia ainda

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região

Dique da várzea da Boacica é aberto colocando comunidades em risco de alagamento

Chuvas alagam várzea da Boacica isolando comunidades

Peixes morrendo no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.