Postado emNotícias / Geotecnologias

Também sem mapa: Município de Porto da Folha, SE, não dispõe de cartografia atualizada

por InfoSãoFrancisco

O vazio cartográfico no Baixo São Francisco ganha consistência: mais um município declara não ter disponível cartografia atualizada que auxiliaria a gestão do território e aplicação de políticas públicas efetivamente inclusivas à toda a população.


O InfoSãoFrancisco prossegue com a série de publicações sobre o vazio cartográfico no Baixo São Francisco, com o foco inicial na busca de mapas municipais (atualizados e detalhados), ferramentas básicas indispensáveis que seriam utilizadas pelas gestões dos municípios da região, o que contribuiria para uma melhor gestão pública.

Em seguida aos artigos sobre os municípios de Igreja Nova, em Alagoas e Poço Redondo, em Sergipe, agora trazemos informações sobre o município de Porto da Folha, no Alto Sertão Sergipano.

No sítio na internet de Porto da Folha (acesso em 05/08/2022) a imagem abaixo mostra o que seria algo mais próximo de um mapa do município como conteúdo.

Reprodução: PMPF

No sítio de Porto da Folha não estão disponíveis, além de mapas precisos, dados sobre o município. No entanto, há a possibilidade de descarregamento do Plano Diretor de Porto da Folha, algo que não pode ser considerado como um padrão nos conteúdos de sites de prefeituras no Baixo São Francisco.

A manifestação ao município foi realizada através do FalaBr (antigo E-Sic) sob o protocolo no. 01196.2022.000002-80 com as demandas:

1- Cópia de cartografia atualizada e oficial da hidrografia do município de Porto da Folha

2- Cópia da cartografia atualizada e oficial das estradas de rodagem de Porto da Folha

3- Cópia da cartografia atualizada e oficial dos povoados e localidades de Porto da Folha

Resposta da administração do município de Porto da Folha:

"Prezado.

Após manifestação enviada ao setor responsável, recebemos a resposta de que o município não dispõe do material solicitado atualizado.

Em tempo, informamos ao responsável da importância do município em possuir tais cartas cartográficas e o mesmo se comprometeu em obtê-las o mais breve possível.

Desde já agradecemos o contato.

Atenciosamente,

Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Porto da Folha/SE."

A cartografia do IBGE, associada ao indispensável conhecimento local, pode ser útil na gestão do município. Mas não substitui sistemas com geolocalizações integradas a dados. Reprodução: IBGE

Em busca dos mapas municipais no Baixo São Francisco

O objetivo dessa série de matérias busca conhecer e divulgar qual a base cartográfica utilizada por cada poder municipal para o necessário conhecimento do território e aplicação de políticas púbicas inclusivas para todas as pessoas (residentes em povoados, sítios, localidades as mais isoladas) que, “existindo” oficialmente em um mapa, teriam como exigir seus direitos básicos de cidadania.

Para o início da pesquisa é realizado acesso ao sítio das prefeituras na internet, na tentativa de obter previamente informações pertinentes que, pelo interesse público, deveriam estar disponíveis para qualquer pessoa.

Não havendo a informação desejada, a busca é formalizada através de demanda no canal FalaBr (antigo E-Sic), gerido pela CGU - Controladoria Geral da União, com base na LAI - Lei de Acesso à Informação.

Fontes: FalaBR; Prefeitura Municipal de Porto da Folha; IBGE


Leia ainda

Sem mapa municipal, Poço Redondo, SE declara: “o município não possui cartografia atualizada”

“Ver no Google Maps”, diz município de Igreja Nova, AL, quando solicitado a apresentar mapas municipais

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.