Postado emNotícias / Geotecnologias

MapSãoFrancisco adere à plataforma global DisasterAware de alerta de riscos de desastres

Foto: Carlos E. Ribeiro Jr/InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Com o objetivo de obter informações precisas relacionada à segurança de populações na bacia hidrográfica do rio São Francisco em caso de desastres naturais, desde a última semana o MapSãoFrancisco passou a utilizar os dados relacionados à previsão e análise de eventos diversos da plataforma DisasterAware, da organização PDC – Pacific Disaster Center


Até o presente sem contar com um PAE – Plano de Ação de Emergência (como determina a Lei 12.334/2010) para possíveis desastres provocados por operações e/ou falhas em barramentos, as populações a jusante dos principais barramentos da bacia, como Sobradinho, Itaparica e Xingó, em particular aquelas do Baixo São Francisco, também não contam com um sistema de alerta permanente, ainda que alto simples, mas de amplo alcance.

Para suprir a carência estrutural da ausência de informações pertinentes aos variados e possíveis eventos de risco potencial para a região, o MapSãoFrancisco, com o suporte da Sociedade Canoa de Tolda (uma das organizações criadoras da iniciativa, como o InfoSãoFrancisco) passou a contar com dados e informações da plataforma DisasterAWARE, disponibilizada pelo PDC – Pacific Disaster Center.

De acordo com o MapSãoFrancisco, em caso de situação de alerta na bacia do Velho Chico, as informações obtidas através do sistema serão divulgadas de forma antecipada com o suporte da rede de organizações colaboradoras da iniciativa.

Desta forma as populações localizadas em zona de risco de alguma modalidade de desastre contarão com informações possibilitando decisões como exigir ações adequadas da parte das gestões dos territórios afetados.

O que é o PDC – Pacific Disaster Center

O PDC -Pacific Disaster Center (PDC Global) é um centro de pesquisa aplicada administrado pela Universidade do Havaí, EUA, que apoia as mais exigentes organizações governamentais e não governamentais em todo o mundo, há mais de 25 anos, tendo como objetivo colaborar com seus parceiros a aprimorar a capacidade de gerenciamento de desastres, salvar vidas e reduzir perdas por desastres por meio da aplicação de ferramentas e tecnologias avançadas, pesquisa baseada em evidências e informações analíticas.

O que é o DisasterAWARE

O DisasterAWARE é um sistema que fornece análises quase em tempo real sobre os impactos na população, no capital e na infraestrutura principal para vários tipos de perigos, calculando as prováveis necessidades humanitárias em uma escala de 30 x 30 metros.

A plataforma inclui os modelos de impacto de todos os perigos de resolução mais alta, relatórios analíticos avançados e informações aumentadas por meio de inteligência artificial. O sistema apresenta ainda o maior catálogo de big data cientificamente comprovado para a tomada de decisões de gerenciamento de desastres no mundo – derivado em parte da Avaliação de Linha de Base de

Preparação Nacional para Desastres exclusiva do PDC, bem como de seus dados de Risco e Vulnerabilidade Global.

O DisasterAWARE é gratuito para profissionais de gerenciamento de desastres e para a comunidade de assistência humanitária em https://disasteraware.pdc.org.

Fontes: MapSãoFrancisco; PDC


Leia ainda

Apagão de dados de vazões da hidrelétrica de Xingó chega a 24 horas

Apagão de dados impede acompanhamento de vazões da hidrelétrica Xingó

Ano novo a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco

Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.