Postado emNotícias / Geotecnologias

MapSãoFrancisco no seminário Gerenciamento Popular de Risco de Desastres e OpenStreetMap em Lima, Peru

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Mais uma vez o caso do rio São Francisco é apresentado ao público internacional pelo MapSãoFrancisco, desta vez em Lima, no Peru, durante o evento sediado na Unidade de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad Nacional Mayor de San Marcos.


O projeto MapSãoFrancisco – Mapeamento Colaborativo e Inclusivo na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco tem agora, com o apoio do HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team – uma das organizações cooperando e dando suporte à iniciativa – MapSãoFrancisco, sua segunda participação em eventos internacionais, após a apresentação do projeto na GeOnG em Chambéry, França, no final de outubro passado.

O projeto de mapeamento de populações em situação de risco e injustiça socioambiental será apresentado no seminário internacional Gerenciamento Popular de Risco de Desastres e OpenStreetMap LATAM 2022 em Lima, no Peru, por Igor da Mata Oliveira, um dos coordenadores do MapSãoFrancisco, professor na Faculdade de Engenharia de Pesca da UFAL – Universidade Federal de Alagoas, uma das entidades cooperadas participantes da iniciativa.

O evento em Lima contará com várias mesas redondas que abordarão temas relacionados desde a elaboração de dados por comunidades a atividades de uso de drones para levantamento aéreo de regiões alvo.


A gestão de riscos de desastres como um processo social requer a mais ampla participação da sociedade para ser efetiva, oportuna e transformadora. Por sua vez, o OpenStreetMap é o maior banco de dados cartográfico colaborativo do mundo, graças à participação de uma comunidade de criadores e editores distribuídos por todo o planeta.

Divulgação: OSM Peru

Apresentação

A pandemia em curso pôs em evidência as diferenças e desigualdades existentes no mundo em relação à prestação e gestão da ajuda humanitária em situações de emergência. Algumas dessas desigualdades foram cobertas e resolvidas pelas próprias comunidades no terreno ou remotamente num exercício de solidariedade transnacional através da produção de dados cartográficos abertos que permitiram às instituições que gerem a ajuda humanitária encontrar os possíveis beneficiários/as e as condições básicas de acesso aos seus territórios. No Peru e na região latino-americana, essa relação ocorreu de diferentes formas e com diferentes atores. Este espaço pretende tornar-se um ponto de encontro de algumas destas iniciativas.

Justificativa

A universidade pública do Peru se constitui como um espaço de pesquisa e produção de conhecimento voltado para a solução dos problemas mais prementes de nossa sociedade. Assim, com este evento, buscamos abrir e fortalecer espaços e conhecimentos no uso de ferramentas digitais e sociais para a produção e análise de dados cartográficos gratuitos que possam servir para a redução de riscos e desastres e para a promoção e fortalecimento das características de resiliência de comunidades que possam ser suscetíveis a qualquer perigo ou ameaça.

Como expressão de nosso compromisso com este objetivo, procuraremos incorporar o conhecimento e a experiência das comunidades de pesquisa OpenStreetMap na região com instituições acadêmicas universitárias, especialmente pesquisadores de graduação e pós-graduação que estão realizando trabalhos de tese.

Para tanto, o relacionamento com a Unidade de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da UNMSM possibilitará a incorporação desses conhecimentos à produção científica dos alunos sobre temas como: respeito aos direitos dos povos indígenas e gestão de territorial, alfabetização digital do uso de tecnologias para as populações vulneráveis do país e público em geral, planejamento urbano, acessibilidade, cuidado do patrimônio arqueológico, identificação da particularidade da fenomenologia territorial da região andina, representação cartográfica das relações de poder, implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável, entre outros.

Datas

De quinta-feira, 24, a domingo, 27 de novembro.

Local

Faculdade de Ciências Sociais (UNMSM), Ciudad Universitaria – UNMSM, Portão 3 Avenida Amezaga, Lima 15081, Peru

Inscrições

São gratuitas podendo ser feitas aqui.

Veja a programação completa no site do evento aqui.

Organização

Unidade de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de San Marcos

Grupo de Pesquisa Desenhando o Peru: Estado, cidadania, intelectuais e política

HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team

Wikimedia Peru

OpenStreetMap Peru

Fontes: OpenStreetMap Peru


Leia ainda

MapSãoFrancisco: mapeamento de populações em situação de risco no Baixo São Francisco na GeOng 2022, França

Para todos: tecnologias e ciências cidadãs abertas despontam no Baixo São Francisco

MapSãoFrancisco: parceria com HOT finaliza primeira fase de capacitações


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.