Postado emNotícias / Geotecnologias

MapSãoFrancisco: mapeamento de populações em situação de risco no Baixo São Francisco na GeOng 2022, França

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Projeto de mapeamento colaborativo do MapSãoFrancisco para o Baixo São Francisco fará parte da agenda de discussões durante o GeOng 2022, em Chambéry, na França, no 8º. Fórum de Dados Humanitários e de Desenvolvimento organizado pela CartOng.


Objeto de projeto de mapeamento do MapSãoFrancisco, o caso das populações em zonas de risco de alagamento no Baixo São Francisco (em caso de eventos extremos – enchentes) ganha alcance internacional com sua apresentação no GeOng 2022 – 8º. Fórum de Dados Humanitários e de Desenvolvimento, evento internacional organizado pela CartOng em Chambéry, na França, nos próximos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Reprodução: GeOng

A situação de extrema vulnerabilidade das populações ribeirinhas no trecho baixo do Velho Chico que, quarenta anos após a construção de Sobradinho, não contam com um Plano Integrado de Prevenção, Enfrentamento e Ações Emergenciais para Eventos Extremos tem, com a sua divulgação no evento, a possibilidade de conhecimento do caso por um público amplo em inúmeros países.

A apresentação sobre as atividades para o Baixo São Francisco ocorrerá em conjunto com a apresentação do HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team, que apoia o projeto através de cooperação formalizada com a Sociedade Canoa de Tolda, uma das organizações, junto com o InfoSãoFrancisco, criadoras do MapSãoFrancisco.

O evento possibilita acompanhamento online através de inscrição, clicando aqui.

O GeOnG

Organizado pela CartONG a cada dois anos desde 2008, o fórum GeOnG reúne atores humanitários e de desenvolvimento para discutir as apostas atuais e futuras da Gestão da Informação no setor de ajuda, bem como apresentar soluções relevantes e inovadoras e compartilhar experiências e melhores práticas.

Foto: CartOng

O GeOnG se dedica a abordar questões relacionadas a dados nos setores humanitário e de desenvolvimento, incluindo temas relacionados ao mapeamento, GIS, coleta de dados, processamento de dados e os assuntos transversais da Gestão da Informação. É um dos maiores fóruns independentes sobre o tema na Europa, com uma média de 180 participantes de 100 organizações nas últimas três edições presenciais.

Na última década, o GeOnG tornou-se um grande evento sobre questões relacionadas ao mapeamento, tecnologia móvel, Gestão da Informação e, de forma mais geral, sobre o uso de novas tecnologias nos setores humanitário e de desenvolvimento.

O MapSãoFrancisco

O MapSãoFrancisco é uma iniciativa da Canoa de Tolda e InfoSãoFrancisco que conta com a cooperação técnica do HOT – Humanitarian OpenStreetMap Team e da UFAL – Universidade Federal de Alagoas através de seu curso de Engenharia de Pesca com o IMAP – Laboratório de Investigação e Manejo da Pesca, em Penedo, Alagoas.

Fontes: GeOng; MapSãoFrancisco


Leia ainda

MapSãoFrancisco: parceria com HOT finaliza primeira fase de capacitações

MapSãoFrancisco: três tecnologias de ponta abrem a semana de treinamento do HOT

MapSãoFrancisco: HOT capacitará equipe no uso de geotecnologias abertas para mapeamentos no Baixo São Francisco

MapSãoFrancisco finaliza segunda área do mapeamento de lagoas marginais no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.