Postado emNotícias / Eventos extremos

“foi ação exclusiva do DIB”, diz Codevasf sobre abertura do dique da Boacica

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Órgão se manifesta sobre abertura do dique da várzea da Boacica em junho passado citando que responsabilidade da intervenção é do DIB – Distrito de Irrigação do Boacica.


A Codevasf – Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba emitiu manifestação sobre o corte do dique da Boacica, no município de Igreja Nova, no último mês de junho.

Com a várzea da Boacica inteiramente alagada pelas chuvas e maio e junho passados, o município alagoano de Igreja Nova, com a inundação da grande várzea enfrentou graves problemas para as populações dos interiores do município, que viram-se isoladas, sem estradas, sem fornecimento de água potável, energia, problemas de abastecimento de alimentos e risco de epidemias de doenças infecto contagiosas.

No início de junho o dique foi cortado para a drenagem emergencial das águas, o que provocou situação de risco para os povoados Catrapó e Marizeiro 3 no município vizinho de Penedo. Diversas famílias dos povoados tiveram que ser removidas para local seguro.

Solicitando informações à Codevasf

Em seguida ao evento, o InfoSãoFrancisco encaminhou solicitação de acesso à informação à CODEVASF através do FalaBr (antigo E-Sic), protocolada sob o no. 59015.000185/2022-50.

Tendo como referência a situação extrema de alagamento do Distrito Irrigado da Várzea da Boacica a partir do final de maio de 2022, solicitamos:

1– Relatório de avaliação dos impactos ambientais e sociais do alagamento da várzea supracitada;

2– Processo administrativo que culminou com a decisão do procedimento de abertura do dique da supracitada várzea no dia 04/06/2022;

3– Geolocalização (kml) do ponto onde foi realizada a intervenção de abertura do dique conforme supracitado no item 2;

4– Geolocalização (kml) dos povoados Catrapó e Marizeiro, no município de Penedo, Alagoas, que tiveram famílias removidas em decorrência do risco de inundação;

5– Estudo de impacto ambiental que permitiu a autorização para a abertura do dique conforme supracitado;

6– Cópia da autorização ambiental para a intervenção de abertura do dique da várzea da Boacica conforme supracitado.

7 – Mapa das populações atingidas pelo alagamento da várzea do Boacica

A resposta da CODEVASF, via FalaBR se deu através do envio do contrato que tem dom o DIB, da nota do mesmo sobre a abertura do dique e do ofício e-DOC D2439117
Proc 59550.000724/2022-93-e
que pode ser lido na íntegra abaixo:

Reprodução: Codevasf

Nota do InfoSãoFrancisco – também foram solicitados pelo FalaBr a fornecer informações: a Codevasf, a Prefeitura Municipal de Penedo e, por ofício, o DIB – Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica.

Até o fechamento da matéria apenas o DIB não havia enviado informações solicitadas.

Recapitulando o desastre da várzea da Boacica

Com as chuvas intensas no Baixo São Francisco que ocorreram entre o final de maio último e início de junho, as principais várzeas da região, isoladas do rio São Francisco pelos diques artificiais dos perímetros irrigados da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba tiveram acúmulo significativo de água.

A várzea da Boacica, que abrange territórios dos municípios alagoanos de Penedo e Igreja Nova, foi particularmente afetada pelo alagamento que provocou um desastre humanitário de grandes dimensões, com populações isoladas, sem abastecimento de água, energia elétrica e submetidas à insalubridade de águas contaminadas.

Sem dispositivos para escoamento da água em sua estrutura, o dique da várzea – construído pela Codevasf para o controle de drenagem do perímetro irrigado – foi rompido (no dia 04 de junho) para permitir o rebaixamento de nível.

A intervenção no dique colocou os povoados penedenses do Catrapó e Marizeiro 3 em risco de alagamento, o que levou a Prefeitura Municipal de Penedo a realizar a remoção de diversas famílias.

Fontes: IMA – Instituto do Meio Ambiente de Alagoas


Leia ainda

Dique da várzea da Boacica: “responsabilidade é da Codevasf”, diz Prefeitura de Igreja Nova

Várzea da Boacica ainda alagada pelas chuvas na região

Dique da várzea da Boacica é aberto colocando comunidades em risco de alagamento

Chuvas alagam várzea da Boacica isolando comunidades


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.