Postado emNotícias / Crise Climática

Novo guia promove manejo de florestas focado em recursos hídricos

Floresta de mangue na Ilha Iriomote, no Japão. Foto: UNESCO/Moej

por ONU NewsClima e Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou nesta semana a primeira publicação global que orienta a contribuição florestal centrada em recursos hídricos.


A apresentação foi feita por ocasião da Semana Mundial da Água, no final de agosto passado.

O objetivo do Guia de Manejo Florestal-Água é melhorar a base de informações global sobre as funções de proteção das florestas para solo e água. Ele analisa técnicas e metodologias emergentes, fornece orientação e recomendações sobre como gerenciar florestas para seus serviços de ecossistemas de água e oferece insights sobre os casos de negócios e econômicos para o gerenciamento de florestas para serviços de ecossistemas de água.

As matas protegem os solos e as áreas costeiras da erosão, bem como de inundações e avalanches. Juntos, estes recursos são conhecidos como serviços ecossistêmicos relacionados à água.

Unesco/Steven Ripley
As florestas são parte integrante do ciclo global da água

A contribuição de florestas e árvores é vital para o ciclo da água, que inclui regular a quantidade, a qualidade e o tempo de uso do recurso. As matas podem ser a solução natural para lidar com questões como segurança hídrica e ajudam a garantir uma qualidade suficiente de água para apoiar comunidades e ecossistemas resilientes.

Proteção

O guia defende que haja prioridade no manejo florestal com foco em questões como gestão, monitoramento e avaliação das matas. De acordo com a agência, três quartos da água doce acessível do mundo vêm de bacias florestais. Mas somente 12% das matas do mundo estão especialmente reservadas para a proteção do solo e das águas.

O uso da água para fins agrícolas, industriais, ambientais e domésticos está entre as maiores contribuições das bacias hidrográficas num momento em que grandes cidades globais dependem cada vez mais de bacias hidrográficas florestadas.

FAO/Xiaofen Yuan
Manejo florestal sustentável também é considerado um meio para construir economias e sociedades resilientes

A agência destaca ainda que dois terços de suprimentos urbanos do recurso melhoraram de qualidade com ações de manejo florestal como proteção, restauração ou redução de combustível florestal para minimizar o risco de incêndios.
A FAO realça que fechar lacunas em áreas como ciência, prática e política é essencial para melhorar o manejo florestal.

O uso da água para fins agrícolas, industriais, ambientais e domésticos está entre as maiores contribuições das bacias hidrográficas num momento em que grandes cidades globais dependem cada vez mais de bacias hidrográficas florestadas.

Risco e Agenda 2030

Para a vice-diretora-geral da FAO, Maria Helena Semedo, a segurança hídrica é um desafio global significativo, com repercussões em setores como agricultura, produção de energia, necessidades básicas e ecossistemas de apoio. Ela apontou os desafios da mudança climática e crescimento da população como fatores que estão aumentando a pressão sobre os ecossistemas.

FAO/Xiaofen Yuan
Manejo florestal sustentável também é considerado um meio para construir economias e sociedades resilientes

Semedo lembrou que é preciso reconhecer que as florestas desempenham um papel essencial na segurança da água e priorizar o recurso no manejo florestal e nas decisões de governança.” A conexão florestal e hídrica é essencial para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A agência destaca que ainda que dois terços de suprimentos urbanos do recurso melhoraram de qualidade com ações de manejo florestal como proteção, restauração ou redução de combustível florestal para minimizar o risco de incêndios.

O tema é especialmente tratado nos Objetivos 6 sobre Água Limpa e Saneamento, no 14 acerca da Vida abaixo da Água, no 15 sobre a Vida na Terra e o 13 Ação Climática.

Segurança

A contribuição de florestas e árvores é vital para o ciclo da água, que inclui regular a quantidade, a qualidade e o tempo de uso do recurso.

Para as matas a expectativa é que sejam a solução natural para lidar com questões como segurança hídrica e ajuda a garantir uma qualidade suficiente de água para apoiar comunidades e ecossistemas resilientes.

Leia/descarregue o Guia de Manejo de Florestas-Água (em inglês)


Fontes

ONU News

FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura


Leia ainda

Conservação da natureza é essencial na prevenção de futuras pandemias

Rios deveriam ter direitos semelhantes aos das pessoas?