Postado emNotícias / Crise Climática

Elevação do mar ameaça “êxodo em massa em escala bíblica”, alerta chefe da ONU

São Luiz do Paraitinga. Foto: UOL/Band

por InfoSãoFrancisco

António Guterres pede ação urgente, já que o aumento do clima traz ‘torrente de problemas’ para quase um bilhão de pessoas.


Um aumento no ritmo do aumento do nível do mar ameaça “um êxodo em massa de populações inteiras em escala bíblica”, alertou o secretário-geral da ONU.

A crise climática está fazendo com que o nível do mar suba mais rápido do que em 3.000 anos, trazendo uma “torrente de problemas” para quase um bilhão de pessoas, de Londres a Los Angeles e de Bangkok a Buenos Aires, disse António Guterres na terça-feira. Algumas nações podem deixar de existir, afogadas nas ondas, disse ele.

Fortes inundações em Bangkok. O chefe da ONU alertou que as pessoas nas principais cidades do mundo enfrentam dificuldades catastróficas. Fotografia: Matt Hunt/NurPhoto/REX/Shutterstock

Dirigindo-se ao conselho de segurança da ONU, Guterres disse que é necessário reduzir as emissões de carbono, abordar problemas como a pobreza que piora o impacto do aumento do mar nas comunidades e desenvolver novas leis internacionais para proteger os desabrigados – e até apátridas. Ele disse que o aumento do nível do mar é um multiplicador de ameaças que, ao danificar vidas, economias e infraestrutura, tem “implicações dramáticas” para a paz e a segurança globais.

O aumento significativo do nível do mar já é inevitável com os níveis atuais de aquecimento global, mas as consequências de não enfrentar o problema são “impensáveis”. Guterres disse: “Comunidades baixas e países inteiros podem desaparecer para sempre. Assistiríamos a um êxodo em massa de populações inteiras em escala bíblica. E veríamos uma competição cada vez mais acirrada por água doce, terra e outros recursos.

Uma área residencial inundada em Sindh, no Paquistão, no mês passado. Fotografia: Agência Anadolu/Getty Images

“Os direitos humanos das pessoas não desaparecem porque suas casas desaparecem”, disse ele. “Sim, isso significa lei internacional de refugiados.”

A Comissão de Direito Internacional está avaliando a situação legal. Em 2020, o comitê de direitos humanos da ONU decidiu que era ilegal que os governos devolvessem pessoas a países onde suas vidas poderiam estar ameaçadas pela crise climática.

Uma nova compilação de dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostra que o nível do mar está subindo rapidamente e o oceano global aqueceu mais rápido no século passado do que em qualquer outro momento nos últimos 11.000 anos. O nível do mar aumenta à medida que a água mais quente se expande e as calotas polares e as geleiras derretem.

Inundações na cidade de Makassar, South Sulawesi, Indonésia, na segunda-feira. Fotografia: Moh Niaz Sharief/Zuma Press Wire/Rex/Shutterstock

O professor Petteri Taalas, secretário-geral da OMM, disse: “O aumento do nível do mar impõe riscos às economias, meios de subsistência, assentamentos, saúde, bem-estar, segurança alimentar e hídrica e valores culturais no curto e longo prazo”.

Guterres disse: “Mesmo que o aquecimento global seja milagrosamente limitado a 1,5°C, ainda haverá um aumento considerável do nível do mar”. Um aumento do nível do mar de cerca de 50 cm até 2100 é provável, mas a OMM disse que haveria um aumento de 2 a 3 metros nos próximos 2.000 anos se o aquecimento fosse limitado a 1,5 ° C e de 2 a 6 m se fosse limitado a 2 ° C. Um relatório da ONU em outubro disse que “não havia um caminho confiável para 1,5°C”. As metas nacionais atuais, se cumpridas, significariam um aumento de 2,4°C na temperatura.

Fontes: The Guardian


Leia ainda

Sem aviso, vazões no Baixo São Francisco são reduzidas criando problemas

Ano novo a seco: CHESF mantém vazões mínimas no Baixo São Francisco

Vazões reduzidas pela CHESF afetam navegação no São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.