Postado emNotícias / Conflitos

Quilombolas x carcinicultura: ADEMA autua responsável por supressão de manguezal

Confronto entre comunidade e operadores das máquinas. Foto: Comunidade Brejão dos Negros

por InfoSãoFrancisco

Órgão ambiental do estado de Sergipe faz inspeção no local e confirma as denúncias de desmatamento de área de manguezal apresentadas pela comunidade quilombola de Brejão dos Negros em Brejo Grande.


Em seguida ao conflito ocorrido em Brejo Grande, Sergipe, entre membros da comunidade quilombola de Brejão dos Negros e empreendimento de carcinicultura, a ADEMA – Administração de Meio Ambiente do Estado de Sergipe acatou a denúncia comunitária e realizou inspeção no local.

Acampamento de vigília da comunidade quilombola do Brejão dos Negros, SE. Foto: Comunidade Brejão dos Negros

O órgão ambiental sergipano constatou a efetiva supressão de área de manguezal e produziu a autuação da empresa responsável pelas atividades ilegais naquele local.

Após ter sido demandada pelo InfoSãoFrancisco (via manifestação no. 17738/22-3 no sistema SE-OUV – Ouvidorias do Estado de Sergipe) sobre as providências tomadas quanto ao caso, a ADEMA respondeu:

“A equipe técnica da Adema , no dia 23 de maio de 2022, em fiscalização foi até a área localizada no Sítio Maria Rosa II, Povoado Brejão, município de Brejo Grande/SE, nas coordenadas: WGS 84, Zona 24L UTM 778062 E / 8839490 s, constatou dano de uma área com aproximadamente 0,6 hectares de vegetação característica de manguezal.

Conclusão: Diante do exposto, consubstanciado na fiscalização in loco constatou-se a infração ambiental administrativa com a prática ambiental irregular referente ao desmatamento de 0,6 hectares em uma área considerada de preservação permanente, sujeito às sanções previstas nos Art. 43, caput, do Decreto Federal 6.514/2008.

Dessa forma, estão sendo tomadas as devidas providencias junto ao responsável.

Atenciosamente, Gleyce Carvalho Ouvidora Setorial da Adema”

Fontes: ADEMA


Leia ainda

Quilombolas reagem à carcinicutura licenciada pelo estado de Sergipe

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.