Postado emNotícias / Conflitos

Quilombolas reagem à carcinicultura licenciada pelo estado de Sergipe

por InfoSãoFrancisco

No último dia 21 de maio, pessoas da comunidade quilombola do Brejão dos Negros, em Brejo Grande, Sergipe, reagiram à construção de mais um tanque de criação de camarões em área de manguezal.


A região da foz do São Francisco vem sendo impactada há vários pela crescente ocupação dos manguezais dos municípios sergipanos de Brejo Grande e Pacatuba por empreendimentos dedicados à carcinicultura (criação de camarões).

Além do problema ambiental, são observadas tensões sociais em ambos os municípios com atritos entre comunidades locais de pescadores, marisqueiros, pequenos agricultores e o segmento da carcinicultura.

O mais recente conflito ocorreu no dia 21 de maio e envolveu pessoas da comunidade quilombola do Brejão dos Negros que reagiram à construção de um viveiro de camarões em área de manguezal. A obra tem licenciamento da ADEMA – Administração de Meio Ambiente de Sergipe.

Veja vídeo produzido pela comunidade do Brejão dos Negros.

A ADEMA foi solicitada à apresentar informações e providências tomadas quanto ao caso. Até o momento do fechamento da matéria o órgão ainda não havia realizado contato.

Fontes: Comunidade quilombola Brejão dos Negros


Leia ainda

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.