Postado emNotícias / Cidadania

Vazões da UHE Xingó serão elevadas para resgate da canoa Luzitânia

A canoa Luzitânia em 13 de março. Foto: Carlos E. Ribeiro/Canoa de Tolda

por InfoSãoFrancisco

A partir de amanhã (14) as vazões no Baixo São Francisco serão elevadas para permitir a manobra de resgate da canoa Luzitânia que ainda se encontra naufragada nas proximidades da Reserva Mato da Onça, em Pão de Açúcar, AL.


A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco anunciou que, a partir de segunda-feira (14) irá promover alterações em sua programação de vazões da UHE Xingó para permitir que sejam realizadas as manobras de resgate da canoa de tolda Luzitânia, o último exemplar padrão da tradicional embarcação cargueira do trecho baixo do rio São Francisco.

Amanhã as vazões serão elevadas para 4.000 m³/s (quatro mil metros cúbicos por segundo) e permanecerão nesse patamar até quinta-feira, dia 17.

Veja abaixo o comunicado da CHESF na íntegra:

Reprodução: CHESF
Reprodução: CHESF

A manobra de resgate e condução da canoa Luzitânia para local onde será retirada da água para as ações de reparo e conservação serão realizadas por empresa contratada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conforme decisão da Justiça Federal.

As vazões no Baixo São Francisco terão, a partir do dia 18, o padrão previsto pelo setor elétrico que, na recente 3a. Reunião de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco (promovida pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), em 8 de março, estabeleceu que até o próximo dia 31 de março permanecerão em 3.000 m³/s.

 


Leia ainda

Amyr Klink: “O desaparecimento da Luzitânia é como uma amputação cultural”

Apoie a canoa Luzitânia: cultura e meio ambiente são inseparáveis

IPHAN é acionado em razão da situação crítica da canoa Luzitânia

Sem ações emergenciais de resgate, canoa Luzitânia permanece naufragada


Fontes: Canoa de Tolda; Arquivos InfoSãoFrancisco