Postado emNotícias / Cidadania

Amyr Klink: “O desaparecimento da Luzitânia é como uma amputação cultural”

por InfoSãoFrancisco

Campanha de apoio para o salvamento da canoa de tolda Luzitânia, ainda sob as águas do rio São Francisco, ganha reforço com iniciativa da Produtora SetCom com o apoio do navegador Amyr Klink.


A saga do naufrágio da canoa de tolda Luzitânia (veja as matérias relacionadas aqui) ainda prossegue, sem que, até o momento, a tradicional embarcação tenha sido socorrida do local onde se encontra, na Reserva Mato da Onça, no alto sertão alagoano do Baixo São Francisco.

Porém, nesta semana, o movimento de apoio para o salvamento da Luzitânia ganhou um grande reforço: a Produtora SetCom, com o apoio do navegador Amyr Klink promoveu a iniciativa de realização de vídeo com depoimentos essenciais sobre a importância da canoa Luzitânia para o patrimônio cultural brasileiro e o significado de seu eventual e trágico desaparecimento.

Assista ao vídeo e entenda mais sobre a Luzitânia e seu papel no patrimônio cultural brasileiro

 

Canoas de tolda e outros tantos barcos

A Luzitânia não é um caso isolado, como a única embarcação em situação de vulnerabilidade no imenso universo do patrimônio naval brasileiro.

O Brasil possui, reconhecidamente, um dos mais diversos “ecossistemas” de embarcações tradicionais em suas zona costeira, lagoas, baías, rios e brejos. São embarcações que foram desenvolvidas ao longo de séculos, para que, em suas respectivas zonas de navegação, pudessem desempenhar da melhor forma atendimento às atividades de seus navegadores.

A relação dos criadores, construtores e usuários das magníficas embarcações tradicionais brasileiras é o foco do documentário Feito Torto Pra Ficar Direito, de Bhig Villas Boas, que contribui para o melhor conhecimento dos barcos brasileiros e da situação em que hoje se encontra a canoa Luzitânia. Assista.

Apoie o resgate da canoa Luzitânia

A Sociedade Canoa de Tolda e o InfoSãoFrancisco lançaram campanha de arrecadação de fundos para a canoa Luzitânia através da plataforma Catarse, que está configurada para adesões de qualquer valor, de modo a somar em prazo extremamente curto (de apenas 20 dias), o valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) que serão aplicados no resgate, reboque da Luzitânia até local seguro e sua retirada da água.

Clique no quadro abaixo e realize sua contribuição.

Até o fechamento da matéria, a canoa Luzitânia ainda se encontrava naufragada na Reserva Mato da Onça.


Leia ainda

Apoie a canoa Luzitânia: cultura e meio ambiente são inseparáveis

IPHAN é acionado em razão da situação crítica da canoa Luzitânia

Sem ações emergenciais de resgate, canoa Luzitânia permanece naufragada

Canoa Luzitânia alagada: em situação de grande risco


Fontes: Canoa de Tolda; Setcom-Produtora; Amyr Klink