Postado emNotícias / Cidadania

Apoie a canoa Luzitânia: cultura e meio ambiente são inseparáveis

A magnifica Luzitânia. Foto: Nilton Souza

por InfoSãoFrancisco

Ainda sem resposta do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de inúmeras demandas para a realização de uma ação de resgate emergencial da canoa Luzitânia, a Sociedade Canoa de Tolda tem ao seu lado o InfoSãoFrancisco em campanha de arrecadação de fundos para realizar o salvamento da embarcação histórica.


Com a permanência do quadro de extremo risco de danos definitivos da bela canoa Luzitânia ainda naufragada na Reserva Mato da Onça, no alto sertão alagoano do Baixo São Francisco, o InfoSãoFrancisco se junta à Sociedade Canoa de Tolda em campanha para levantamento de fundos para o resgate da embarcação.

A campanha, através da plataforma Catarse, está configurada para adesões de qualquer valor, de modo a somar em prazo extremamente curto (de apenas 20 dias), o valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) que serão aplicados no resgate, reboque da Luzitânia até local seguro e sua retirada da água.

Clique no quadro abaixo e realize sua contribuição.

O tempo de vinte dias foi estabelecido em razão dos dias em que a embarcação já se encontra submersa e a margem de segurança disponível de acordo com possíveis cenários nas alterações ou manutenção da atual vazão de 4.000 m³/s (quatro mil metros cúbicos por segundo) da UHE Xingó.

Seja qual for o cenário, a única opção é a remoção imediata da canoa Luzitânia, evitando danos maiores ou ainda sua perda total.

Um detalhe importante: a modalidade de campanha é a Tudo ou Nada que implica em:

1- o realizador se compromete a executar o projeto e entregar as recompensas apenas se a arrecadação atingir ou superar a meta;

2- os organizadores da campanha só recebem o dinheiro se o saldo atingir 100% ou mais da meta. Caso contrário, nada será recebido e o Catarse devolve todo o dinheiro arrecadado aos apoiadores.

Portanto, convocamos as pessoas da sociedade brasileira que ainda acreditam que é possível criarmos possibilidades para gerações futuras que se juntem, contribuindo, divulgando, o que for possível.

A canoa Luzitânia pode e deve voltar à navegação.

Veja abaixo vídeo mais recente com atualização da situação da canoa Luzitânia, ainda naufragada na Reserva Mato da Onça, no alto sertão alagoano do Baixo São Francisco.

Até o fechamento da matéria, não era conhecida posição do IPHAN e a canoa Luzitânia ainda se encontrava naufragada na Reserva Mato da Onça.


Leia ainda

IPHAN é acionado em razão da situação crítica da canoa Luzitânia

Sem ações emergenciais de resgate, canoa Luzitânia permanece naufragada

Canoa Luzitânia alagada: em situação de grande risco


Fontes: Canoa de Tolda; Catarse