Postado emNotícias / Cidadania

Canoa Luzitânia completa 26 dias sob as águas do Velho Chico

Luzitânia. Foto: Carlos E. Ribeiro Jr. / InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Sem informações formais a respeito de quando será realizada a operação de resgate, a canoa histórica permanece sob as águas do rio São Francisco, aguardando o cumprimento de decisão judicial.


Prosseguem as atribulações da canoa de tolda Luzitânia, o último exemplar padrão da tradicional embarcação cargueira do trecho baixo do rio São Francisco.

Nesta segunda feira o naufrágio da embarcação (bem móvel tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) completa vinte e seis dias e a embarcação histórica permanece naufragada na na Reserva Mato da Onça, no alto sertão alagoano do Baixo São Francisco.

Também na data de hoje (14) findou o prazo imposto pela justiça ao IPHAN para a apresentação de um parecer técnico para subsidiar a remoção da embarcação, e sua imediata remoção para local seguro.

Tal decisão da justiça é consequência do recurso que o órgão ajuizou em seguida ao resultado inicial da ACP – Ação Civil Pública apresentada pela Sociedade Canoa de Tolda, proprietária da embarcação, conforme já noticiado pelo InfoSãoFrancisco.

Assista ao vídeo com atualização da situação da canoa Luzitânia

 

Apoie o resgate da canoa Luzitânia

A Sociedade Canoa de Tolda e o InfoSãoFrancisco lançaram campanha de arrecadação de fundos para a canoa Luzitânia através da plataforma Catarse, que está configurada para adesões de qualquer valor, de modo a somar em prazo extremamente curto (de apenas 20 dias), o valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) que serão aplicados no resgate, reboque da Luzitânia até local seguro e sua retirada da água.

Clique no quadro abaixo e realize sua contribuição.

Até o fechamento da matéria, a canoa Luzitânia ainda se encontrava naufragada na Reserva Mato da Onça.


Leia ainda

Amyr Klink: “O desaparecimento da Luzitânia é como uma amputação cultural”

Apoie a canoa Luzitânia: cultura e meio ambiente são inseparáveis

IPHAN é acionado em razão da situação crítica da canoa Luzitânia

Sem ações emergenciais de resgate, canoa Luzitânia permanece naufragada


Fontes: Canoa de Tolda; Arquivos InfoSãoFrancisco