por InfoSãoFrancisco
Sem informações formais a respeito de quando será realizada a operação de resgate, a canoa histórica permanece sob as águas do rio São Francisco, aguardando o cumprimento de decisão judicial.
Prosseguem as atribulações da canoa de tolda Luzitânia, o último exemplar padrão da tradicional embarcação cargueira do trecho baixo do rio São Francisco.
Nesta segunda feira o naufrágio da embarcação (bem móvel tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) completa vinte e seis dias e a embarcação histórica permanece naufragada na na Reserva Mato da Onça, no alto sertão alagoano do Baixo São Francisco.
Também na data de hoje (14) findou o prazo imposto pela justiça ao IPHAN para a apresentação de um parecer técnico para subsidiar a remoção da embarcação, e sua imediata remoção para local seguro.
Tal decisão da justiça é consequência do recurso que o órgão ajuizou em seguida ao resultado inicial da ACP – Ação Civil Pública apresentada pela Sociedade Canoa de Tolda, proprietária da embarcação, conforme já noticiado pelo InfoSãoFrancisco.
Assista ao vídeo com atualização da situação da canoa Luzitânia
Apoie o resgate da canoa Luzitânia
A Sociedade Canoa de Tolda e o InfoSãoFrancisco lançaram campanha de arrecadação de fundos para a canoa Luzitânia através da plataforma Catarse, que está configurada para adesões de qualquer valor, de modo a somar em prazo extremamente curto (de apenas 20 dias), o valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) que serão aplicados no resgate, reboque da Luzitânia até local seguro e sua retirada da água.
Clique no quadro abaixo e realize sua contribuição.
Até o fechamento da matéria, a canoa Luzitânia ainda se encontrava naufragada na Reserva Mato da Onça.
Leia ainda
Amyr Klink: “O desaparecimento da Luzitânia é como uma amputação cultural”
Apoie a canoa Luzitânia: cultura e meio ambiente são inseparáveis
IPHAN é acionado em razão da situação crítica da canoa Luzitânia
Sem ações emergenciais de resgate, canoa Luzitânia permanece naufragada
Fontes: Canoa de Tolda; Arquivos InfoSãoFrancisco